Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

O que é e como a taxa Selic influencia sua vida

19 de outubro de 2016

2 minutos de leitura

por Lendico

taxa-Selic.jpg

Nesta quarta-feira, 19, aconteceu a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) para decidir se haveria aumento ou redução da taxa básica de juros da economia, a taxa Selic.

Desde julho do ano passado a Selic estava em 14,25% e desde 2012 ela não passou por cortes. Contudo, hoje foi decidido por unanimidade que haveria a redução 0.25 pontos percentuais. Com isso a taxa passa a ser de 14% ao ano.

O que é a taxa Selic

Muitas vezes ouvimos falar sobre a famosa taxa Selic e sobre as reuniões da Copom para decidir sobre ela, contudo, você realmente sabe como ela funciona?

A sigla SELIC é uma abreviação para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Ela nada mais é que um sistema computadorizado usado pelo governo, a cargo do Banco Central, para que exista controle na emissão, compra e venda de títulos. Esta taxa, também conhecida como taxa básica de juros, é obtida pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras.

Como a taxa Selic influencia sua vida

Trouxemos abaixo quatro situações em que a taxa Selic influencia seu cotidiano:

Consumo

O Banco Central utiliza os juros altos quando a inflação do país está acima da meta, reduzindo desta forma o consumo e forçando a queda dos preços. Quando a inflação tem queda, o BC derruba os juros, pois assim estimula o consumo. Ou seja, a taxa Selic é muito influenciadora do mercado como um todo.

Investimentos

Além disso, quando a taxa básica de juros está alta, há a garantia de bons rendimentos das aplicações renda fixa, especialmente títulos do governo, que acompanham a variação da Selic. Conforme há aumento da taxa, mais os rendimentos dessas aplicações aumenta. Já no caso da poupança, ocorre o oposto.

Emprego

O desemprego no país também é influenciado pela taxa Selic. Quanto mais alta, mais as empresas são desestimuladas a contratarem, porque investem menos. Com a queda há mais chances de melhora na expectativa de contratação

Empréstimos e financiamentos

Os juros do cheque especial e financiamentos costumam ser norteados pela taxa Selic. Contudo, ainda que haja a redução da taxa, não há uma redução imediata destes juros.

Redução da taxa básica de Juros

“A redução da taxa de juros será saudável para a economia. Os níveis anteriores eram pouco sustentáveis, ainda que tivessem ajudado a conter a inflação. Na minha opinião, ainda não enxergo uma confirmação mais clara na tendência de controle da inflação, mas o Comitê entendeu que há condições para baixar a taxa”, diz Marcelo Ciampolini, CEO da Lendico Brasil.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *