Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

O que é CDI?

18 de março de 2021

5 minutos de leitura

por Lendico

declarar-o-MEI-no-Imposto-de-Renda.jpg

Empréstimo não é negociação para só para pessoas físicas e o CDI é prova disso

Você sabia que bancos emprestam dinheiro para bancos?

Sim, eles emprestam, é uma operação comum e diária no mercado financeiro. O CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, é um título emitido pelos bancos, para garantir essa operação entre si.

Tais movimentações financeiras oferecem riscos mínimos aos envolvidos, sendo assim a taxa média cobrada entre os bancos regulariza o mercado de renda fixa e fundos de investimento.

Se você possui algum destes fundos, ou se costuma ficar atento aos movimentos da economia brasileira, certamente já ouviu falar das flutuações da Taxa CDI.

Como funciona o CDI?

Uma das principais regras do Banco Central (BC), é que as instituições bancárias não podem fechar suas movimentações diárias no negativo. Sendo assim, em outras palavras, um banco deve finalizar seu dia com o caixa positivo. Dessa forma, dá para trazer mais segurança aos correntistas e garantir liquidez às instituições.

No entanto, imagine que em um determinado dia, um banco tenha realizado mais saques do que depósitos, por exemplo. Para não correr o risco de encerrar o período no negativo, o banco procura outros que estejam em superávit e fazem um empréstimo que não ultrapassa

Por estarmos falando de uma taxa usada entre instituições bancárias por todo o brasil e por ser controlada diariamente, foi que a “Taxa DI”, também conhecida como CDI, tornou-se referência sobre os rendimentos de todas as pessoas que possuem algo investido em renda fixa no Brasil.

Por que o CDI afeta seu dinheiro?

Estamos falando de um título que serve de base reguladora para investimentos que buscamos com mais frequência, como o CDB, LCI e LCA, que falaremos um pouco na sequência. O CDI representa o menor retorno que um investimento pode lhe trazer. Logo as pessoas acabam por dar preferência à ele.

A partir do momento que começar a prestar atenção nesses detalhes, vai perceber que os cenários de rendimentos dos exemplos que usamos acima são sempre dessa forma:

  • O investimento X paga 120% do CDI. Isso significa que ele deve o valor cheio da taxa média. Taxa a qual fica em registro para essas operações de empréstimo entre bancos, mais 20%.
  • Em um outro cenário, podemos ter um investimento Y, o qual rende 80% do CDI. Nesse caso é o mesmo funcionamento.

Desse modo, quando você entende como o CDI funciona, fica mais simples comparar e analisar os investimentos que você tem a sua disposição e isso pode afetar diretamente seu planejamento financeiro.

Como saber o CDI de hoje?

Pois, bem! Assim como dito antes, o Taxa DI é calculado todos os dias, ainda que existam bases calculadas mensal e anualmente, para que os usuários visualizem melhor suas flutuações em longo prazo.

Como todas as operações entre bancos são registradas na B3, o site da Bolsa de Valores é o local ideal para acompanhar não apenas as médias diárias, mas também o comportamento da taxa ao longo de anos e semestres.

O CDI afeta quais investimentos?

Falamos acima que o CDI é utilizado para regular opções de renda fixa no Brasil. Entre as principais e possíveis de investimentos, estão:

  • O CDB tem características similares ao CDI onde quem faz o empréstimo ao banco é a pessoa física. Trata-se de um investimento de curto prazo onde você compra títulos do banco para que ele possa continuar investindo em suas operações de crédito. Em contrapartida, o banco devolve esse investimento com juros, que podem render em circunstâncias e prazos diversos.
  • LCI, ou Letra de Crédito Imobiliário, também é um título de renda fixa emitido pelo banco. Ao adquirir um título LCI o valor investido serve para financiar linhas de crédito imobiliária. Em outras palavras, você contribui para o desenvolvimento do mercado imobiliário brasileiro e, claro, recebe juros em troca.
  • LCA, ou Letra de Crédito do Agronegócio, funciona com apenas uma diferença principal. Enquanto o LCI financia linhas de crédito imobiliárias, aqui você está investindo no agronegócio. Desde a compra de equipamentos agrícolas, a expansão de desenvolvimento de terras férteis.

Sobre qual optar na hora de fazer seus primeiros investimentos, analise os potenciais rendimentos e por isso sempre falamos aqui sobre planejamento financeiro, além de abordarmos temas como o CDI, que influenciam diretamente no seu dinheiro investido. Quando o mercado imobiliário está em baixa, o agro pode crescer devido a um aumento nos índices de exportação, por exemplo. Por outro lado, subsídios do governo podem incentivar as construções civis e então o LCI pode ser um bom negócio.

Independente da sua opção, entenda também que existem dois tipos de investimentos em renda fixa:

Prefixado: investimento onde você conhece exatamente o rendimento que terá ao final do contrato.

Pós-fixado: investimentos que seguem atrelados a indicadores, como: a Taxa Selic ou o IPCA. Dessa forma, você pode fazer projeções de cenários, mas o resultado exato de rendimento depende da inflação e outros fatores.

Quais outras taxas eu preciso conhecer?

No fim não importa qual seja sua condição ou perfil para investimentos, é certo afirmar que deve-se ficar atento ao que índices e taxas atreladas às suas opções. Conhecê-las melhor lhe dá mais base para planejar e escolher o melhor investimento, com as rentabilidades que vão fazer você mais feliz. Sobre isso, preparamos um conteúdo para te contar sobre a importância e as características da Taxa Selic.

Cadastre-se na nossa newsletter:

Email:
Nome:

Por fim, ficou com alguma questão sobre o assunto? É só nos contar aqui nos comentários. E, não deixe de seguir a Lendico nas redes sociais para mais dicas.

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *