Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Empréstimo pessoal: não paguei a parcela e agora?

05 de julho de 2016

1 minuto de leitura

por Lendico

Muitos possuem dúvidas sobre o que pode acontecer quando não pagam a parcela do empréstimo pessoal. Listamos abaixo as grandes consequências de não regularizar o pagamento das parcelas:

1. Cobrança do Banco e da Empresa de Cobrança

Caso não realize o pagamento da parcela até a data de vencimento, o banco e até mesmo a empresa de cobrança poderá entrar em contato com o devedor para regularizar a pendência do pagamento. Esta etapa acontece para a tentativa de quitação da pendência, evitando a negativação do nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito.

2. Nome Sujo

Depois de um determinado período de cobrança, caso ainda não regularize o pagamento da parcela, o seu CPF será negativado. Popularmente conhecido com “nome sujo”, isso fará com que hajam consequências bastante complicadas de resolver. Listamos abaixo algumas consequências:

  • Tem dificuldade de acesso às linhas de crédito;
  • Não poder abrir conta corrente ou poupança;
  • Não poder participar de concursos público;
  • Não poder emitir passaporte;
  • Não receber aposentadoria;
  • Não poder assinar financiamento habitacional;
  • Não receber prêmio de loteria

3. Dificuldade de acesso ao crédito

Com o nome sujo, o devedor terá grande dificuldade de ter acesso às diversas linhas de crédito no mercado. Apenas poucas instituições financeiras concederão crédito e, neste caso, é bem provável que as taxas de juros oferecidas sejam bastante elevadas.

4. Histórico ruim de pagamento

Ter o CPF negativado (ou nome sujo) fará com que você tenha um histórico ruim de pagamento. Assim, isso afetará o que o mercado de crédito chama de credit score, uma pontuação de crédito do devedor. Quanto menor o seu credit score, maior será a dificuldade de acesso às linhas de crédito e maior será a sua taxa de juros.

5. Aumento da sua dívida

Obviamente o não pagamento será seguido de multa e juro de mora, o que aumenta ainda mais a sua dívida, além das taxas de juros mensalmente cobradas, as quais não são nada baratas.

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *