Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Dívida caduca? Veja esse e mais 5 mitos das finanças

06 de julho de 2018

2 minutos de leitura

por Lendico

divida-caduca.jpg

Existem vários mitos sobre as finanças que muitas vezes atrapalham a nossa relação com o dinheiro. Listamos seis invenções sobre finanças para você não se atrapalhar mais.

Dívida caduca

Não. As dívidas não caducam depois de algum período. Essa confusão existe porque o Código de Defesa do Consumidor dá às empresas o prazo de cinco anos para se cobrar uma dívida e pede a exclusão da lista de maus pagadores no bureaus de crédito (Serasa, Boa Vista SCPC) no mesmo período. Portanto, se a dívida foi cobrada de alguma maneira, ela continuará a existir até o pagamento com todas as punições previstas em contrato.

O economista do Boa Vista SCPC, Flávio Calife, falou sobre como pagar as contas e evitar a inadimplência.

Cheque especial é renda

Muita gente considera o limite do cheque especial como parte da renda. E isso é um grande erro. Ele é um empréstimo extremamente caro e que só pode ser usado em emergências. Nunca olhe para esse valor no seu extrato como um dinheiro seu e, se precisar recorrer a algum crédito para pagar dívidas, procure linhas mais baratas.

Economize o que sobra

Guardar dinheiro deve ser encarado como mais uma “conta”. A partir do momento que guardamos somente o que sobra no mês, gastamos esse valor antes de economizar. Organize suas finanças, escolha o quanto pode investir e separe logo no início do mês, assim você não cai na tentação de usar o que deveria ir para o cofrinho.

Uma parcela não faz diferença

Quem costuma parcelar as compras depois pode ter uma grande surpresa no pagamento da fatura. Isso porque de parcelinha em parcelinha, o valor cresce e pode complicar a sua vida financeira. Tente evitar ao máximo parcelamentos, mesmo porque pagar à vista sempre pode render um bom desconto.

Imóveis são o melhor investimento

Imóveis são investimentos sólidos, sem dúvidas. Mas pode não ser o melhor para você. Quando se investe, é necessário pensar nos seus objetivos. Imagine que você precisa usar esse valor rapidamente, um imóvel pode levar meses para ser vendido, fazendo uma divida aumentar, por exemplo. Além de possuir custo de manutenção e a possibilidade de ficarem ociosos, caso queira alugar. Pense bem e alinhe seus investimentos com seus objetivos.

A consultora financeira Júlia Mendonça esteve na Lendico e deu dicas de como escolher o investimento correto.

Empréstimo é sempre ruim

Claro que devemos recorrer à um empréstimo em caso de necessidade, mas bem feito, esse crédito pode salvar suas finanças. Ele é extremamente recomendável para pagar dívidas caras, investimentos ou fazer uma troca de divida. Afinal, é bem melhor pagar um valor programado por mês do que pagar juros altos ou negativar o seu nome. Analise bem a sua necessidade e escolha a melhor saída para o seu caso.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *