Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Devo depositar para conseguir empréstimo?

16 de setembro de 2019

3 minutos de leitura

por Lendico

frustrada-contas1.jpg

Muitas pessoas têm dúvida sobre realizar depósito antes de conseguir um empréstimo. A questão é: Devo realmente depositar?

Não! Nunca deposite para conseguir um empréstimo!

Depositar para conseguir um empréstimo é ilegal. Ou seja, é um golpe. Desconfie imediatamente se o lugar onde você solicitou empréstimo pedir para que faça um depósito numa conta antes de você receber o empréstimo.

Muitos golpistas usam diversas desculpas para pedir dinheiro e todas são ilegais. Veja as mais comuns:

Como eles tentam enganar?

  • Fiador: Os golpistas dizem quem você precisa pagar um fiador para o empréstimo acontecer. Isso não é verdade. Um empréstimo pessoal leva em consideração somente a sua condição financeira.
  • Adiantar parcelas: Isso não existe. Uma parcela é calculada de acordo com a capacidade de pagamento do cliente. Como uma empresa pode exigir o adiantamento de algumas delas antes de a pessoa ter o empréstimo. Isso é ilegal!
  • IOF: O IOF é um imposto cobrado obrigatoriamente em operações de crédito. Mas o seu valor é diluído nas parcelas, e não pago antes do empréstimo ser realizado. Veja neste artigo como o IOF funciona.
  • Melhorar o Score: O credit score é geralmente fornecido por empresas como a Serasa e o Boa Vista. E não, não é possível melhorar esse número pagando. Neste outro artigo falamos mais como ele é constrúido e como melhorar.
  • Seguro: Muitas empresas fazem oferecem seguro ao conceder empréstimo. Ele geralmente pagam algums parcelas em caso de desemprego, por exemplo. Mas esse valor adiantado é golpe. Assim como o IOF, esse valor é diluído nas parcelas.
  • Ameaçam processo: pode parecer inacreditável, mas há golpistas que ameaçam processar o cliente se ele não pagar essas taxas ilegais. Isso não vai acontecer. Primeiro porque você não é obrigado a comprar nada e, mesmo que tenha comprado, o Código de Defesa do Consumidor garante que você pode desistir da compra (até mesmo de um empréstimo).
  • Ameaçam negativar: da mesma forma do caso anterior, é uma ameaça sem fundamento. Como alguém pode te negativar por um crédito que você não tomou? Não caia nessa.
  • Pedir comissionamento: é normal que parceiros de instituições financeiras ganhem comissões com empréstimos. Mas quem paga isso é o banco, não o cliente. Essa atividade também é ilegal.

Como conferir se o empréstimo é seguro?

Empresas sérias nunca pedem valores adiantado. Não importa o motivo! Mas há alguns jeitos de saber se a empresa é séria.

  1. Procure o atendimento do site da empresa. Se alguém está falando com você via whastapp, por exemplo, procure o site e ligue no serviço de atendimento tirando as dúvidas.
  2. Desconfie de propostas milagrosas. Um empréstimo muito barato para negativados ainda não existe no mercado. Quando a esmola é demais o santo desconfia, não é?
  3. Procure em sites como Google e Reclame Aqui. Lá você verá o que as pessoas estão falando sobre o site e se é seguro.
  4. Essa empresa saí na imprensa? Empresas sérias saem em reportagens. Veja aqui quando a Lendico saiu na imprensa.

Então qual é o procedimento correto?

O procedimento de empréstimo normalmente se dá em:

  1. Solicitação de empréstimo, na qual você fornece os seus dados pessoais para que a instituição financeira possa analisar o seu crédito.
  1. Formalização de empréstimo, que consiste em assinar a CCB (Cédula de Crédito Bancário), um contrato de empréstimo para formalizar o seu crédito.
  1. Recebimento do valor de empréstimo, que normalmente é via depósito na sua conta corrente.
  2. Pagamento das parcelas, em que você paga periodicamente o valor das parcelas de empréstimo dentro da data de vencimento.

Já percebeu que em nenhum momento há depósito antecipado? Pois agora que você entendeu que essa prática é ilegal, fique atento na hora de procurar e avaliar um crédito.

O que fazer se fui vítima de um golpe?

Se isso aconteceu, não se desespere. Não fale mais com o golpista e procure a polícia para fazer um boletim de ocorrência.

Artigo anterior

proxímo Artigo

4 Comentários

  • José Monteiro De Sousa

    23 de junho de 2020 às 19:42

    posso acinar documentos antes de receber o empréstimo?

    • Murilo Filho

      1 de julho de 2020 às 17:01

      José, a assinatura do contrato é feita sempre antes do recebimento do empréstimo. Aqui na Lendico, o contrato fica disponível após tudo aprovado. Primeiro você faz o seu cadastro e fica sabendo se temos uma linha de crédito para você, depois nos envia os seus documentos para análise de crédito, sendo aprovado o seu contrato será feito com base nas condições que você escolher. Qualquer dúvida, você pode falar com o nosso time através do Facebook, no Instagram, através do chat em nosso site ou pelo telefone: (11) 3230-3332.

  • Severina Batista Da Silva

    24 de junho de 2020 às 09:41

    Preciso de um empréstimo

    • Murilo Filho

      1 de julho de 2020 às 16:15

      Severina, ficamos felizes em saber que você tem interesse no empréstimo da Lendico. O primeiro passo é realizar o seu cadastro em nosso site http://lendi.me/conta e, em poucos minutos, conseguiremos identificar se temos uma linha de crédito personalizada para você.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *