Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Tudo que você precisa conferir antes de assinar o contrato de empréstimo

02 de março de 2017

3 minutos de leitura

por Lendico

contrato-de-empréstimo.jpg

Quando você vai contratar um crédito, seja online ou presencialmente, há assinatura de um contrato de empréstimo. Este é o documento no qual você encontra todas as informações relevantes referentes ao dinheiro que está sendo tomado. Por isso, é fundamental que ele seja lido com atenção antes de sua assinatura.

Mas afinal, quais são os principais pontos que devo avaliar no meu contrato? Vamos mostrar!

O Contrato de Empréstimo

Se você pesquisou sobre empréstimo na Lendico, viu que o contrato de empréstimo é também chamado de CCB. Mas afinal, o que é isso? Bom, CCB é a sigla pra Cédula de Crédito Bancário. Ela é o título de crédito que é emitido em uma operação financeira. Este título representa uma promessa de pagamento do dinheiro por parte do tomador de crédito.

Explicando de forma rápida, ela é a representação da existência da dívida. Ali estão dados importantes como em quantas vezes o valor foi parcelado, qual sua taxa, qual o valor do empréstimo com as taxas e qual o valor líquido, entre outros dados.

Mas afinal, o que é preciso ter claro antes de assinar? Vamos lá!

Partes do contrato

  • Qualificação: nesta parte da Cédula de Crédito Bancário você encontra suas informações pessoais. Confira se está tudo correto. Aqui estão endereços como nome, documento de identidade, CPF, endereço, estado civil, etc.
  • Credor: quando você toma um empréstimo na Lendico você verifica que o credor do seu empréstimo é o Banco BMG. Mas por que isso acontece? Porque a Lendico é uma correspondente bancária do Banco BMG.
  • Promessa de pagamento: aqui está a promessa que você está firmando de honrar com os pagamentos referentes à operação de crédito que está realizando. Leia e tire suas dúvidas com nossa equipe de atendimento caso não entenda algo.
  • Características da operação de crédito: este é um dos quadros mais importantes dentro do contrato de empréstimo. É aqui que você confirma que está tomando um empréstimo pessoal e tem outras informações como:
    • Valor total do crédito: valor do empréstimo tomado somado das tarifas existentes, como IOF, por exemplo.
    • Valor líquido do crédito: o valor que será depositado em sua conta corrente referente ao empréstimo tomado.
    • Tarifa de cadastro: algumas empresas cobram uma tarifa referente ao cadastro.
    • IOF: valor a pagar que é referente ao IOF. Na Lendico este valor é diluído nas parcelas do empréstimo.
    • Juros pré-fixados: esta é a taxa de juros que foi aplicada a você neste empréstimo pessoal.
    • Taxa anual: taxa de juros anual sobre o empréstimo
    • Coeficiente: valor do coeficiente do financiamento. Ao multiplicar o valor do coeficiente pelo valor líquido do crédito você encontra o valor das prestações.
    • CET: Custo Efetivo Total. A gente explica aqui como calcular o CET do empréstimo.
  • Forma de pagamento: é nesta parte da Cédula de Crédito Bancário que você encontra o valor das parcelas mensais, a forma de pagamento, a quantidade de parcelas e a data de vencimento da primeira e da última parcela do seu empréstimo pessoal. Na Lendico o pagamento é feito via boleto bancário enviado por e-mail.
  • Foma de liberação do valor líquido do crédito: aqui estará o número da conta corrente na qual será depositado o valor do crédito. Confira se os dados estão corretos e lembre-se que no empréstimo pessoal a conta deve ser corrente e em nome do tomador do empréstimo.
  • Encargos: percentual de juros em caso de atraso das parcelas.
  • Dados do correspondente: Aqui estão todos os dados da Lendico, como razão social, endereço, CNPJ, etc.

Sumário

Após estes sete quadros, o tomador de crédito encontra o sumário das condições grais que são aplicáveis ao contrato (Cédula de Crédito Bancário). É muito importante ler tudo e entender. Se ficar com dúvidas, não deixe de entrar em contato com nosso time de atendimento.

Depois de ler tudo, você deve rubricar a primeira página, assinar a segunda e enviar o documento para  a Lendico através do site, após fazer o login em sua conta.

Ficou com dúvidas? Mande pra gente nos comentários!

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *