Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

O que é crédito pessoal

09 de novembro de 2020

7 minutos de leitura

por Lendico

O crédito pessoal é uma forma de empréstimo destinada para Pessoa Física. Nesta modalidade de crédito, o consumidor pede o empréstimo sem necessidade de oferecer garantia ou de alienar um bem que está comprando. As taxas de CET variam de acordo com a instituição financeira e a análise de crédito.

O que é crédito

Crédito é sinônimo de confiança, e o mercado financeiro não é diferente. Portanto, crédito é quando uma empresa financeira acredita que um cliente pode receber um valor para os seus gastos que será pago à instituição.

Existem muitos tipos de crédito, sendo os mais comuns os empréstimos, financiamentos e o cartão de crédito.

Como funciona

Para conseguir um crédito pessoal é necessário entrar em contato com uma fintech, financeira ou banco. Em cada tipo de instituição o consumidor consegue encontrar diferentes opções relacionadas à forma de pagamento e também às taxas de juros e CET (Custo Efetivo Total).

Nas fintechs, como no caso da Lendico, é comum que o consumidor encontre melhores opções de crédito. Na Lendico, isso é possível porque a empresa tem uma estrutura enxuta e uma análise de crédito personalizada, o que permite que as taxas sejam adaptadas para cada cliente.

Para conseguir um crédito pessoal é necessário que a pessoa verifique as condições da empresa. Em muitas, por exemplo, não há opções para negativados. Além disso, antes de fazer a aquisição do empréstimo, é muito importante verificar as taxas e condições de pagamento. Comparar diferentes empresas é um poder que o consumidor ganhou com a internet.

Crédito pessoal não-consignado

O crédito pessoal não-consignado é quando uma empresa financeira realiza um empréstimo com o compromisso do pagamento em seguida, sem algum desconto automático no salário do cliente, por exemplo. Esse é o tipo de crédito feito pela Lendico.

É bastante comum e recomendado para trabalhadores com carteira assinada, autônomos e empresários. Fica o compromisso do cliente em quitar as parcelas até o fim do contrato, geralmente em boletos mensais.

Uma das modalidades mais comuns é o empréstimo pessoal.

Crédito pessoal consignado

Esta modalidade também se destina a pessoas físicas, mas com uma diferença. O valor da parcela do empréstimo é descontado diretamente do salário do empregado.

Por isso, essa modalidade é impossível para quem não tem contrato formal de trabalho, sendo muito comum para aposentados e funcionários públicos. Assalariados precisam que a empresa tenha um convênio firmado com uma instituição financeira e da autorização da liderança para conseguir o crédito.

Crédito pessoal com garantia de veículo ou imóvel

Nesta modalidade o cliente deve deixar como garantia pelo empréstimo um bem, geralmente um veículo ou imóvel. Se o pagamento não for realizado, a empresa financeira pode tomar o bem (mesmo que esteja em débito somente uma parcela).

Portando, o crédito pessoal com garantia é recomendado para quem tem certeza de que poderá arcar com os pagamentos, porque o bem deixado sempre vale mais que o valor emprestado.

Outros tipos de crédito pessoal

Existem outros tipos de crédito pessoal, menos comuns, mas que podem ser encontrados no mercado. Desde empréstimo que adiantam o valor da restituição do Imposto de Renda ou 13º salário, até empréstimos que pedem o celular como garantia.

Motivos para procurar crédito pessoal

O crédito pessoal deve ser visto como uma alavanca para seguir em frente. Seja para quitar uma dívida cara, investir em um negócio ou realizar um sonho.

Quitar dívidas

O rotativo do cartão de crédito está entre as modalidades de crédito mais caras

Quitar dívidas é um dos motivos mais comuns e indicados para fazer um crédito pessoal. Ele é recomendado quando há uma dívida muito cara, como o cheque especial ou cartão de crédito, e que está fora de controle.

O segredo é simples. Compare os juros e as condições do novo crédito com o que é pago na dívida. Se o crédito pessoal for melhor, faça. É trocar uma dívida cara por uma mais barata.

Pagar Contas

Aqui estamos falando de contas que ainda não venceram, ou venceram recentemente e a pessoa não tem condições de pagar. Antes de as contas se tornarem uma bola de neve, com juros abusivos, um crédito pessoal vai ajudar a permanecer no azul.

Essa situação pode ser muito comum nos primeiros meses do ano. Com impostos, os custos das compras de Natal e das férias.

Investir em um negócio

Um crédito pessoal também pode ser usado para um negócio. Afinal, quem recebe o dinheiro pode fazer o que quiser com ele.

É muito comum que autônomos ou empresários usem crédito para alavancar os negócios, pagar salários, contas e fornecedores ou usar como fluxo de caixa.

Também é possível usar o crédito pessoal para abrir um negócio. Neste caso, é necessário estar atendo no investimento que já nasce com uma dívida.

Realizar um sonho

Ocrédito pessoal também pode ser usado para a realização de um sonho.

Seja comprar um carro, reformar a casa, fazer uma viagem ou estudar. O importante é tudo estar planejado para que não se torne um pesadelo.

Vantagens

O crédito pode ser um atalho para conseguir algo mais rápido ou sair das dívidas, portanto, quando bem feito, ajuda a vida de quem faz a operação a seguir em frente.

Além de trocar uma dívida cara por uma mais barata, pode der o impulso necessário para um negócio, por exemplo.

O importante é pesar o valor do crédito pessoal com o objetivo. Papel e caneta na mão, junto com a calculadora. É nessa hora que se descobre se um crédito é vantajoso ou não.

O que fazer antes de pegar um empréstimo pessoal

Como dito, é necessário pesar os prós e os contras na hora de realizar um crédito pessoal. A gente explica alguns desses fatores:

Planejamento financeiro

Pesquisar é fundamental para encontrar a melhor oferta

Para quem está endividado, cogitar um crédito pessoal para sair das dívidas é um primeiro e importante passo. Mas só ele não basta.

É necessário fazer um planejamento financeiro, descobrindo de onde virá o dinheiro para pagar o crédito. Colocar no papel também ajuda na hora de cortas despesas inúteis, que a gente nem percebe e corroem o nosso orçamento.

Aqui no blog da Lendico a gente tem várias dicas de como ter uma boa educação financeira.

Considerar o CET

CET é uma sigla para Custo Efetivo Total. Ele é a soma de todos os custos do crédito. É o que você deve olhar para calcular e comparar o crédito.

A gente explica com mais detalhes o que é CET em um outro artigo do blog. Mas, podemos resumir como uma soma do valor emprestado, mais os juros, impostos e possíveis taxas do crédito.

Fique de olho em todos esses fatores antes de seguir em frente com a proposta.

Considerar os prazos

Isso é muito importante. Por mais que parcelas menores soem mais agradáveis, quanto maior o tempo de financiamento, maior o CET.

Por isso é importante escolher um menor número de parcelas possível, dento do seu orçamento.

Em geral, empresas financeiras como a Lendico já oferecem um número de parcela em que é possível para o cliente pagar sem comprometer a maior parte da sua renda.

Cuidados ao se pedir um crédito pessoal

É natural e saudável desconfiar quando estamos falando do nosso dinheiro. Por isso, é necessário ter alguns cuidados para se pedir um crédito pessoal, principalmente online.

Pedir um crédito pessoal pela internet é tão seguro quanto fazer o mesmo pedido em uma loja física. Contudo, cuidados sempre precisam ser tomados.

O consumidor deve sempre ficar atento às informações do site, como, por exemplo: CNPJ, certificado de segurança, nome da empresa, existência de perfis em redes sociais, comentários de outros clientes em redes sociais e sites de avaliações, etc.

Vale lembrar também que o pedido de depósito antecipado para liberação de crédito é um forte indício de fraude. Fique sempre atento a isso! Na Lendico nunca solicitamos depósito antecipado.

Solicite seu crédito pessoal na Lendico

Faça uma análise sem compromisso

É fácil solicitar um crédito pessoal na Lendico. Basta pedir uma análise respondendo poucas perguntas. Em menos de um minuto saí o resultado da pré-aprovação com valores, prazos e juros.

Conheça mais sobre o crédito pessoal ou empréstimo pessoal na Lendico.

Artigo anterior

proxímo Artigo

2 Comentários

  • Damiana

    28 de outubro de 2020 às 16:40

    pode haver alguma restrição em eu fazer um emprestimo pessoal para uma entrada de um financiamento de uma casa

    • Lendico

      28 de outubro de 2020 às 17:00

      Olá, Damiana. Todo crédito depende de uma análise. A instituição financeira vai entender se você tem ou não condições de fazer esse crédito.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *