Cheque especial, o que ele tem de tão diferente das outras linhas de crédito do mercado? O que é, de fato, especial nele? A Lendico explica para você como o cheque especial funciona e também dá dicas de como usá-lo para que ele não vire uma bola de neve.
Conhecendo o cheque especial
O limite é estipulado de acordo com a renda de cada pessoa e uso dele. Usualmente, quanto maior o seu limite, maior a sua renda. Isso significa a sua capacidade de pagamento do crédito adquirido. Afinal, ele também é considerado como crédito pessoal. Além disso, quanto mais giro de dinheiro a pessoa faz, maior será o seu limite do seu cheque especial também.
Então, qual a vantagem?
A praticidade! O limite do cheque especial fica disponível para o cliente durante todo o mês. Caso ele não tenha mais dinheiro disponível na conta, poderá usar a quantia como uma forma de empréstimo e pagar pelo limite que consumiu, no dia do vencimento da linha de crédito. Nesse caso, quando o limite do cheque especial é usado, a sua conta ficará negativada. Lembre-se que a conta corrente negativa não é a mesma coisa que o CPF negativado, ok?
E a taxa de juros? Em quanto fica?
Essa é a principal preocupação de quem usa a linha do do cheque especial. Por quê? A taxa de juro é a segunda mais alta do mercado, perdendo mas geralmente todas elas são altas, ou seja, os seus juros são caros. Em julho, a taxa média dele no mercado foi de 318,4% ao ano! Perdendo apenas para os mais de 470% ao ano do rotativo do cartão de crédito. Não acredita? Leia aqui a notícia sobre o aumento.
Quando devo usá-lo?
Devido aos juros altos, recomendamos o uso em situações emergenciais. Além disso, somente quando você tiver certeza que conseguirá restituir o valor total e a taxa de juros. Caso contrário, se não conseguir, a dívida aumentará por conta dos juros compostos e você pode perder o controle das suas finanças pessoais.
O empréstimo para quitar cheque especial pode ser uma ótima alternativa se você está em uma bola de neve e não consegue sair. Faça uma simulação conosco.
Deixe uma resposta
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *