Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Boletos que vencem aos fins de semana ou feriados podem ser pagos depois?

27 de agosto de 2018

2 minutos de leitura

por Lendico

pagar-boleto-fim-de-semana.jpg

Aquele boleto vai vencer no final de semana e você não sabe quando deve pagá-lo? A gente explica: quando qualquer conta vence em um final de semana ou feriado, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil, sem o acréscimo de multas ou cobrança de juros.

Este direito é garantido pelo artigo 1º da Lei 7089/83 e vale para boletos e faturas de qualquer natureza como cartão de crédito, carnês, serviços públicos (água, energia, telefone) e empréstimos. A regra vale mesmo para contas de estabelecimentos que abrem aos finais de semana, como lojas de  departamento. Ou seja, se o seu boleto ia vencer no sábado, você poderá pagá-lo até a segunda-feira sem acrescimento de multa ou juros.

Mas você também pode antecipar o pagamento dos boletos que têm vencimento em finais de semana ou feriados. As empresas e bancos não podem pedir a antecipação do pagamento e, no caso de o devedor deixar de pagar no dia útil subsequente ao vencimento, os juros de mora só podem ser cobrados a partir desta data. Por exemplo, uma conta vence no sábado e o devedor só efetua o pagamento na terça-feira – sendo que segunda-feira não foi feriado – neste caso, os juros e a possível multa só podem incidir contando um dia de atraso.

O que fazer se eu for cobrado?

Se você possui uma conta com vencimento para um feriado ou final de semana, e fizer o pagamento no primeiro dia útil e ainda assim o estabelecimento insistir em cobrar juros e multas, você deve procurar as autoridades de defesa do consumidor que autuará a empresa. Procons, tribunais de pequenas causas e o Banco Central podem ser acionados.

Como pagar um boleto no final de semana?

Se você quiser, mesmo não precisando, pagar um boleto no final de semana ou feriado, a tecnologia é uma grande aliada. É possível usar o internet banking, o aplicativo do seu banco ou caixas eletrônicos.

Boletos da Lendico

Os boletos gerados por parceiros da Lendico na obtenção de empréstimo seguem a mesma regra. Portanto, você pode pagar no primeiro dia útil após o feriado ou final de semana.

Ainda tem dúvidas sobre o pagamento de boletos? Deixe nos comentários as suas perguntas para que a gente possa te ajudar!

Mas e os boletos vencidos?

Se você tem um boleto vencido e precisa pagá-lo, a melhor opção é entrar em contato com a empresa emissora para verificar se pode usar o mesmo boleto já emitido (em caso de boletos registrados) ou se será necessário emitir um novo para efetuar o pagamento. Na Lendico, o cliente pode emitir um novo boleto acessando a área do usuário a qualquer momento.

Vale observar que desde hoje, dia 25 de agosto, é possível pagar um boleto vencido com valor acima de R$ 400 em qualquer banco. Antes disso era necessário que você se dirigisse a uma agência do banco do boleto. A mudança se deu graças as novas de emissão de boletos que obriga que todos sejam registrados.

No modelo anterior, nem todos os boletos eram registrados, o que dificultava o pagamento em outros bancos e o cálculo correto de multas e juros por atraso.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *