Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

10 dicas para quem vai tomar um empréstimo

29 de dezembro de 2016

3 minutos de leitura

por Lendico

A decisão de tomar um empréstimo precisa ser bem pensada e algumas coisas precisam ser levadas em consideração. Muitas vezes ele é necessário e pode ser bastante positivo para suas finanças, mas sem os devidos cuidados qualquer dívida pode virar um problemão. Então, aproveite estas dicas para contratar e nãos e arrepender depois.

O que observar na hora de tomar um empréstimo

No início de ano é muito comum encontrar pessoas apertadas financeiramente. São muitas as contas que temos pra pagar, principalmente em janeiro, e por isso um dinheiro extra à vista que você poderá pagar parceladamente pode ser uma boa solução. Contudo, ao se tomar um empréstimo é preciso considerar muitos fatores que evitarão que sua saúde financeira seja prejudicada e que você caia em fraudes.

Dicas antes de tomar um empréstimo

1 – Analise e organize suas finanças

Antes de tomar um empréstimo você precisa fazer uma planilha na qual saberá todos os seus ganhos, despesas e dívidas. Com estas informações visíveis, você saberá quais são suas condições de pagar uma dívida sem tomar um empréstimo e também, se for realmente necessário pegar um, quanto precisa e quais suas condições de pagamento.

2 – Saiba se vale a pena pegar um empréstimo

Tomar um empréstimo costuma ser uma boa solução quando você tem uma dívida com taxa de juros muito alta, como rotativo do cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo. Nestes casos a troca de dívida pode compensar.

É preciso avaliar no entanto quais são as taxas e comparar, pois só assim você saberá se é uma boa ideia ou não.

3 – Conheça suas condições de pagamento

Não adianta apenas dizer “preciso de um empréstimo de R$ 10 mil”, por exemplo. Você precisa saber quanto de dinheiro você tem disponível por mês para pagar as prestações. Com isso em mente poderá fazer as simulações e saber quanto de crédito você consegue e que prestação cabe em seu orçamento.

Dicas na hora de escolher onde pegar empréstimo

1 – Compare alternativas

Lembre-se que o dinheiro que você toma emprestado nada mais é do que um produto financeiro. Sendo assim, é muito importante que você conheça as opções disponíveis no mercado. Compare as empresas e ofertas que lhe fizerem.

2 – Conheça as taxas, prazos e valor das prestações

Lembre-se que ao comparar duas instituições, ou mais, você deverá fazer a avaliação usando o mesmo valor de empréstimo e condições financeiras. Só assim você saberá qual oferecer o melhor Custo Efetivo Total (CET).

3 – Não faça pagamentos antecipados

Quando você for tomar um empréstimo, desconfie de empresas que lhe oferecem o crédito solicitando que antes você faça um depósito como garantia. Isso é proibido. Fuja que é cilada!

4 – Pesquise sobre a empresa

Verifique se a empresa é confiável, se tem boa reputação, etc. As redes sociais e sites como ReclameAqui podem ajudá-lo com isso.

5 – Conheça todas as condições

Leia o contrato de empréstimo e tire suas dúvidas para entender exatamente com o que está concordando.

6 – Desconfie se a oferta for boa demais

Cuidado com anúncios que prometem facilidades demais. Leia com atenção as regras e confira se a empresa realmente existe.

7 – Faça uma simulação de empréstimo online na Lendico

Foi ao banco e viu quais eram as taxas de juros disponíveis para você? Pois bem, sem sair de casa você pode contratar um empréstimo de forma totalmente online. Acesse o site da Lendico, preencha os dados e saiba em até 3 minutos o resultado de sua pré-aprovação e quais as taxas disponíveis para seu perfil.

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *