Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Saque do FGTS é anunciado pelo governo

22 de dezembro de 2016

2 minutos de leitura

por Lendico

Saque-do-FGTS.jpg

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira, 22 de dezembro, que os trabalhadores que tiverem contas de FGTS inativas até 31 de dezembro poderão fazer o saque do FGTS. A retirada dos valores será possível respeitando um calendário que será divulgado até fevereiro.

Como funcionará o saque do FGTS

O ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, após o anúncio a respeito do saque do FGTS, informou que até o dia 01 de fevereiro será divulgado o cronograma para os trabalhadores que tenham interesse em retirar os recursos disponíveis em suas contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Mas isso só é válido para contas que não foram movimentadas (deixaram de receber depósitos) até 31 de dezembro de 2015.

Inicialmente o anúncio dizia que haveria um limite de valor para saque, mas tal informação foi descontinuada.

Como usar o FGTS de forma inteligente

Atualmente, o rendimento da conta inativa de FGTS é baixo e sacar este dinheiro pode ser um melhor negócio para quem tem uma dívida a pagar ou quer fazer um investimento. Antes de decidir como você usará o saque do FGTS a seu favor, é necessário que se verifique algumas questões.

Você tem dívidas para pagar? Os juros do cartão de crédito e do cheque especial fazem com que uma dívida pequena possa se tornar algo imenso em pouco tempo. Por isso, se o seu FGTS é capaz de cobrir a dívida, é uma boa ideia renegociá-la para quitar seus débitos e tirar o nome do vermelho.

O Governo inclusive acredita que o saque do FGTS pode ajudar a diminuir a inadimplência existente no país hoje, que chega a R$ 75 milhões.

Não está inadimplente? Neste caso o saque do FGTS pode ser aplicado em investimentos, pois desta forma é possível se fazer com que o dinheiro renda mais e torne possível a aquisição de bens de maior valor no futuro. Vale lembrar, por exemplo, que antes o FGTS era destinado à aquisição de um imóvel. Sendo investido corretamente, poderá ser facilitada esta ação.

Juros do FGTS

O Governo anunciou também que promoverá o aumento do rendimento do FGTS, que hoje é de 3% ao ano mais TR. Segundo o comunicado realizado, poderá haver um incremento entre 2% e 3% ao ano, fazendo com que o Fundo se aproxime do rendimento da poupança.

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *