Os bancos públicos e privados estão sendo pressionados para reduzirem seus juros. A expectativa é que comecem o ano com cortes destas taxas cobradas de pessoas físicas e jurídicas. Na Ledico, o CET (Custo Efetivo Total) teve queda neste mês de janeiro. Quem toma um empréstimo encontra taxas mensais a partir de 3,02%.
Juros mais baixos
Os bancos estão aguardando a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que se reunirá nesta terça-feira, 10, e na quarta-feira. A expectativa é que ocorra um corte na Selic (taxa básica), que atualmente está em 13.75% ao ano. Esta taxa funciona como uma referência para as condições de crédito no país.
Segundo os analistas, no entanto, é possível que nem todos os bancos diminuam suas taxas, ainda que a Selic seja reduzida. Isso ocorreria pois os riscos seguem bastante elevados. Alguns dos pontos que levam a isso são a recessão da economia, a alta do desemprego e os grandes índices de inadimplência no país.
Segundo o último levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), os juros cobrados para pessoas físicas estavam em 157,47% em novembro. No cartão de crédito os juros chegavam a 459,53% a.a. Já para as empresas, as taxas eram de 75,93 ao ano.
Taxas de empréstimo na Lendico
Quem acompanha o Blog da Lendico pode ver que na semana passada o CET foi reduzido no site. Desde quinta-feira os clientes encontram a taxa mensal entre 3,02 e 5,84%. Já o CET anual varia de 43,70% e 99,52%, de acordo com a análise de crédito e também com a opção de parcelamento feita pelo cliente.
Além disso, se antes o empréstimo na Lendico tinha valores até R$ 35 mil e pagamento em até 24 meses, agora o cliente consegue mais crédito. O novo limite de empréstimo da Lendico varia até R$ 50 mil. O crédito pode ser pago em até 30 meses.
Taxas de empréstimo dos bancos
Dados da Anefac mostram que as taxas de juros para empréstimo pessoal nos bancos partem de 4,58%, mesmo após a redução. Anteriormente este percentual era de 4,62%.
Deixe uma resposta
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *