Apesar de muitas vezes esses dois termos serem usados como sinônimos, empréstimo e financiamento tratam de formas um pouco diferentes de conceder crédito. Vamos então tirar as dúvidas e entender que diferenças são essas?
O que é financiamento?
O financiamento é crédito que é concedido para a compra de algo especificado no contrato, sendo necessário comprovação da compra. Ou seja, este é um crédito com finalidade definida.
Os tipos mais comuns são os financiamentos de veículos e os de imóveis. Isso porque, por serem bens de alto valor, nesta modalidade de crédito os juros são menores, especialmente por haver uma garantia para o credor.
Muitos bancos e financeiras fazem financiamentos. Na hora de escolher a melhor opção é preciso ficar atento ao contrato e conhecer todas as taxas que são cobradas. Para comparar as propostas recebidas, olhe sempre para o CET do financiamento. Ele representa o Custo Efetivo Total de crédito a ser tomado e inclui todos os encargos relacionados.
O que é empréstimo?
O uso do valor concedido no empréstimo é livre. Ele não é vinculado com compra de bens e pode ser usado como o contratante desejar. Ou seja, você poderia tomar o empréstimo para utilizar da maneira como você quiser.
Como não tem vínculos, em muitas situações, sem a necessidade de garantias, costumam apresentar juros mais altos que o financiamento.
A Lendico oferece empréstimo pessoal com CET entre 2,97% a 12,89% ao mês. É possível parcelar o empréstimo em 6, 12, 18, 24, 30 ou 36 vezes, conforme a análise de crédito.
Deixe uma resposta
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *