Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Prazo para declarar o imposto é estendido até 31 de maio

13 de abril de 2021

3 minutos de leitura

por Mirela Alves

Imposto

Pandemia provoca mudança no calendário de entrega da declaração do imposto de renda de 2021

A declaração do Imposto de Renda 2021 poderá ser entregue até até o último dia de maio. O prazo, que antes era 30 de abril, foi prorrogado após divulgação da instrução normativa 2020, publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira, dia 12 de abril.

A extensão do prazo foi provocada devido ao agravamento da pandemia. A qual, infelizmente, não tem previsão de melhorias.

Com o fechamento de serviços não essenciais e, em algumas cidades, até do transporte público, o acesso e solicitação de documentos que só poderiam ser feitos de forma física ficaram prejudicados. Dessa forma, é emitido um pedido de solicitação documental (dependendo da instituição) e após alguns dias o mesmo pode ser entregue ou enviado via correios. Contudo, todo esse processo demora, ainda mais com a demanda de milhões de brasileiros.

Logo, a escolha por estender o prazo para a declaração do imposto de renda foi o mais acertado no momento, assim como ocorreu no ano passado por motivo iguais.

Datas de restituição continua a mesma?

Sim! As datas de pagamento dos lotes não foram alteradas.

O primeiro lote está previsto para ser pago em 31 de maio. Ou seja, quem já entregou ou vai entregar a declaração – sem erros, pendências ou inconsistências – não será prejudicado e poderá receber os valores correspondentes à restituição a partir de 31 de maio.

Além disso, pessoas idosas, portadoras de doenças graves e deficientes físicos têm prioridade na restituição, e dessa forma, costumam receber o dinheiro integralmente no lote de número 1.

Quer ver as datas da restituição do imposto de renda? Acesse o conteúdo completo que preparamos para você!

Pagamento do imposto de renda

A Receita Federal ainda ajustou mais outros obrigações. Isso porque o contribuinte que deseja pagar o imposto por débito automático deve fazer o pedido até o dia 10 de maio.

No entanto para quem já mandou seu IR e está com o documento em mãos pode realizar o pagamento nas datas originais ou emitir outro documento próprio para arrecadação, o DARF, com o vencimento na data limite do dia 31 de maio.

Além disso, também foram prorrogados para o último dia de maio a entrega da Declaração Final de Espólio e a de Saída Definitiva do país.

Até o momento, de acordo com dados públicos divulgados pela Agência Brasil, a Receita havia recebido mais de 12,4 milhões declarações de Imposto de Renda, cerca de 38% do previsto para 2021.

Mei precisa declarar imposto de renda?

Quem perdeu o emprego precisa declarar o imposto de renda?

Sim. Qualquer pessoa que recebeu mais de R$ 28.559,70 precisa entregar a declaração do imposto.

Contudo, há mais campos para preencher. Isso porque, os valores recebidos na rescisão do contrato de trabalho a título de indenização, como por exemplo a multa de 40% sobre o valor do FGTS depositado, devem ser declarados na ficha de “Rendimentos Isentos”.

De acordo com o que é passado para o contribuinte, para informar a indenização na declaração do IR 2021 o caminho é quase o mesmo do informe do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço.

Veja só como é o passo a passo:

  • Clique na ficha de “Recebimentos Isentos”;
  • Depois vá até em novo e selecione o “04-Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS”.
  • Por fim, no campo CNPJ e nome da fonte pagadora, informe os dados da empresa de onde houve a demissão. Em seguida, coloque o valor total da indenização e clique em “OK”.

Quer saber mais? Ficou com alguma dúvida sobre as mudanças recentes no imposto de renda? É só comentar aqui.

Cadastre-se na nossa newsletter:

Email:
Nome:

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *