Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Portabilidade de salário: O que é?

19 de maio de 2021

4 minutos de leitura

por Lendico

Portabilidade

Quando saber o melhor momento de trocar de banco e fazer a portabilidade de salário? Saiba isso e muito mais;

É possível que isso já aconteceu com você em algum momento, ou é que aconteça na próxima instituição – privada ou pública – que você iniciar um contrato de trabalho. Essas empresas possuem parcerias com uma ou mais instituições bancárias, para operacionalizar o pagamento de seus funcionários. Se você não possui uma conta aberta em uma das instituições, vai precisar abrir uma conta-salário, destinada apenas para o recebimento da sua remuneração. 

A portabilidade consiste, se você preferir, transferir seu dinheiro para uma instituição onde já possua uma conta aberta. Primeiramente, essa operação não tem custos e permite que o funcionário continue com o relacionamento que ele mantém com a instituição original, que sabemos ser muito importante para facilitar acesso a produtos como crédito, por exemplo.

Como fazer a portabilidade de salário?

Antes de 2018, se você estivesse interessado na portabilidade de salário, precisaria solicitar a mudança no banco para onde a empresa envia sua remuneração. Isso podia trazer alguns desconfortos como a insistência para que você continuasse com a instituição ou a migração para uma conta corrente.

Desde então, o Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou que qualquer funcionário de empresas públicas e privadas, que opte pela portabilidade, pode solicitar a operação através do banco onde já possui uma conta aberta. Uma outra determinação foi a de que não apenas bancos convencionais poderiam oferecer o serviço, mas também instituições financeiras que trabalhem com contas de pagamento. 

Para fazer a portabilidade, a maior parte das instituições financeiras aptas, permitem que a solicitação seja realizada através de qualquer meio de atendimento, inclusive os aplicativos. O prazo para conclusão é de normalmente 10 dias e não possui custo. Além disso, não se trata de uma decisão definitiva, então você pode interromper a portabilidade a qualquer momento, caso decida, por exemplo, iniciar um relacionamento com o banco parceiro do seu empregador.

Quem pode fazer a portabilidade de salário?

Qualquer funcionário de empresas públicas e privadas, desde que recebam através de uma conta-salário. Bem como, se você começou a trabalhar na empresa e abriu uma conta corrente, ao invés de uma conta-salário, a portabilidade não é permitida.

O que é necessário para fazer portabilidade de salário?

A sua instituição financeira já possui seus dados e demais informações, então a única coisa necessária é o CNPJ da empresa, além do nome do banco onde o dinheiro é depositado mensalmente. 

Quais as vantagens em se fazer portabilidade de salário?

Seja como for, se você tem conta aberta em um banco diferente do que a instituição parceira da empresa, a vantagem da portabilidade está na manutenção de um relacionamento de algum tempo. Uma relação duradoura com uma instituição financeira, permite facilidades como negociações para solicitação de crédito, melhores taxas e prazos de pagamento.

No entanto, outra vantagem está no rendimento. Seja como for uma conta-salário não rende nada se estiver parada ali qualquer período de tempo. Atualmente, bancos digitais têm trazido vantagens de levar seu dinheiro a um fundo de rendimento, automaticamente, toda vez que ele cai na conta. 

Possuo dívidas em um banco, consigo transferir para outro?

Pois, bem! Não precisa se preocupar, caso esse seja o seu caso! A instituição para onde sua remuneração é enviada antes da portabilidade, não pode se recusar a fazer a operação, mesmo que você possua alguma dívida em aberto, assim como a instituição onde você já possui uma conta. 

Claro que, para facilitar o seu planejamento financeiro, como sempre dizemos por aqui, a negociação é importante para uma vida financeira saudável, mas a dívida não lhe impedirá de solicitar a portabilidade de salário.

Uma outra portabilidade que pode lhe ajudar muito em caso de dívidas, é a portabilidade de crédito. Da mesma forma que a sua instituição financeira está apta a receber seu salário, outras podem receber sua dívida! Já pensou nisso?

A portabilidade de crédito é a oportunidade de você trocar uma dívida cara por outra mais barata. Em outras palavras, por que deixar seu cheque especial virar uma bola de neve, se você pode contratar um empréstimo pessoal com taxas mais baratas, para quitar a dívida com taxas muito maiores?

Além disso, se você quiser entender um pouco mais sobre portabilidade de crédito, temos um conteúdo completo que vai te ajudar a tomar boas decisões.

Por fim, tem dúvidas? Deixe um comentário.

Cadastre-se na nossa newsletter:

Email:
Nome:

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *