Você realizou um empréstimo e viu que não vai conseguir arcar com as parcelas do modelo de contrato atual? Nesse caso, a portabilidade de crédito pode ser uma solução para você! Com isso, é possível transferir a sua dívida de uma instituição financeira para outra que apresente condições financeiras melhores.
Isso é um direito do consumidor e tem como intenção oferecer condições mais justas e satisfatórias ao cliente que ainda cai em diversas pegadinhas de linhas de crédito por falta de informação. Veja como funciona e em que momento vale a pena solicitar a portabilidade de crédito.
Como funciona a portabilidade de crédito?
Se você pretende solicitar a portabilidade de crédito, é preciso entrar em contato com a instituição financeira em que possui a dívida pendente e sugerir um extrato com o saldo devedor para a quitação antecipada da dívida. Vale ressaltar que o cálculo traz a dívida ao valor presente, ou seja, exclui os juros não pagos.
Por obrigação, a instituição financeira deve fornecer todas as informações em até um dia útil. Caso você receba uma negação ao pedido, é possível registrar uma reclamação junto a Ouvidoria do Banco correspondente ou ao Banco Central.
Algumas informações devem estar presentes no documento, como:
- Número do contrato;
- Saldo devedor atualizado;
- Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
- Modalidade de crédito;
- Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
- Valor das parcelas;
- Prazo total;
- Prazo Remanescente.
Após ter todas essas informações em mãos, você deve solicitar o crédito eficiente para quitar a dívida em um novo agente financeiro. Após ter o crédito aprovado, o agente financeiro que você escolheu deve realizar o pagamento do débito e assumir o novo crédito. Para ilustrar melhor, preparamos este infográfico:

Quem pode pedir a portabilidade de crédito?
Qualquer cliente Pessoa Física com contrato vigente e que tenha contratado operação de crédito em Instituição Financeira que faça parte do SIstema Financeiro Nacional (SFN) pode pedir. Contratos de leasing devem respeitar o prazo mínimo previsto em contrato antes de realizar a transferência de dívida para outro banco.
Quais as taxas para pedir portabilidade de crédito?
A portabilidade de crédito não prevê a cobrança de tarifas (a não ser nos contratos de imóveis e leasing). Entretanto, é possível que o banco proponente cobre uma tarifa para confecção de cadastro (para dar início ao novo relacionamento).
Desde que não tenha ocorrido a transferência de recursos, o processo pode ser cancelado pelo cliente sem custo algum, a qualquer momento.
Quais as vantagens de solicitar portabilidade de crédito?
Se o banco que você está considerando trocar apresenta taxas mais baixas para a sua dívida, isso já é uma ótima vantagem para solicitar a portabilidade de crédito (se o atendimento da futura instituição é mais cordial do que a atual então… aí é que você vai achar vantajoso mesmo).
Outra vantagem considerável é que não é preciso ser correntista do banco que você está considerando para realizar a ação.
Em quais casos a portabilidade não compensa?
Nem sempre a portabilidade de crédito é recomendada. Existem alguns casos em que é preciso pensar antes de tomar a decisão, como:
- Proximidade do vencimento do contrato;
- Transferência para um banco com taxas mais caras.
Posso fazer portabilidade para empréstimos pessoais também?
Sim, é possível realizar a portabilidade de empréstimo desde que a instituição que você deseja se mudar tenha uma alternativa para viabilizar o crédito tomado e viabilize algumas premissas, como o valor e o prazo de operação não serem superiores ao saldo devedor e ao prazo remanescente da operação de crédito.
Deixe uma resposta
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *