Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

O que é perfil do investidor?

24 de junho de 2021

4 minutos de leitura

por Lendico

Perfil

Se você pretende entrar no mundo dos investimentos e começou a pesquisar sobre o assunto, deve saber que todas as operações relacionadas a ele, desde a Bolsa de Valores, aplicações e instituições que administram investimentos, são regulamentadas e controladas pela Comissão de Valores Mobiliários, ou CVM.

Essa instituição, que tem como objetivo garantir a segurança e a transparência das transações de investimentos no Brasil, exige que todo investidor seja classificado em um perfil. Isso ajuda a minimizar riscos, e compreender seus objetivos enquanto investidor.

Respondendo perguntas simples, é possível determinar um perfil que vai te ajudar a traçar estratégias condizentes com as suas possibilidades. Isso faz bem para a sua saúde financeira, mas também à economia. Se todas as pessoas que investem o fizessem a esmo e sem conhecimento, o mercado sofreria por não ser possível prever resultados, ou por oferecer as opções erradas para você.

Se sua jornada de investimentos está apenas começando, que tal terminar esse artigo e então voltar aqui? Nós temos um conteúdo exclusivo sobre investimentos a curto, médio e longo prazo, que vai te ajudar a compreender melhor suas opções.

Quais são os tipos?

Investir significa saber exatamente o que você pretende, por quanto tempo pretende e, principalmente, qual o capital destinado a esses investimentos.

É importante saber que não existe apenas um caminho, e que diversificar seus investimentos é um ponto decisivo a se considerar. Por isso, o perfil de investidor é que lhe permite segurança ao escolher, baseado no nível de risco que você está disposto a correr.

Dito isso, que tal falarmos um pouco sobre cada um dos perfis de investidor?

Perfil Conservador

Com certeza o nome já é bastante sugestivo. Um investidor conservador preza pela segurança, e prefere não correr riscos em seus investimentos. Isso normalmente atende a pessoas que estão começando e querem sentir o movimento das possibilidades de investimento, ou ainda aqueles que não tem pressa e optaram pela cautela. Aqui, ainda podemos falar sobre pessoas que já acumularam algum capital, e preferem agora assegurar seus ganhos.

O perfil conservador procura por investimentos como títulos públicos e fundos de renda fixa. Essas são opções que possuem baixo risco, são asseguradas em caso de falência e podem, se necessário, oferecer uma renda mensal. Além disso, são investimentos de fácil acesso e administração.

Perfil Moderado

É claro que aqui estamos falando de um investidor que ainda preza pela segurança, mas aceita correr algum tipo de risco. O perfil moderado é normalmente alguém que já possui uma carteira de investimentos diversificada, e então parte para opções que tenham risco médio, o que consequentemente poderia aumentar sua rentabilidade.

O investidor moderado mantém investimentos seguros de mais longo prazo, como os que falamos acima, mas procura alternativas como determinados tipos de ações, ou ainda fundos de multimercado.

Perfil Arrojado ou agressivo

O perfil arrojado é normalmente um investidor mais experiente. Contudo, essa não é uma regra.

Em sua maioria, compreende uma pessoa que sabe como o mercado funciona, que pode já ter tentado algumas opções menos seguras no passado e agora se sente mais tolerante ao risco.

Estes são os que operam na Bolsa de Valores com mais frequência. Justamente pela frequência das operações, eventuais riscos não podem ser encarados como falta de estratégia. Esse é exatamente o risco de que estamos falando. Em caso de acerto, os ganhos podem ser promissores.

É natural ver perfis conservadores que vão mudando com o passar do tempo, até chegarem a investimento de médio ou alto risco. Enquanto os moderados assumem alguns riscos, mas mantém a maior parte de seus investimentos em opções de baixo risco, o perfil agressivo assume a oposição contrária, preferindo operar em um mercado menos garantido.

Como saber meu perfil de investidor?

Quando você toma a sábia decisão de começar a investir, é importante que tenha em mente a necessidade de um planejamento orçamentário sólido, assim como uma vida financeira saudável.

É comum que ao fazer uma conta em uma corretora de valores, ou instituições financeiras que administram investimentos, os próprios agentes lhe farão perguntas que determinem o seu perfil de investidor. Sendo assim, isso será bom para você e para o mercado.

Para você saber um pouco mais das perguntas que contemplam um teste de perfil de investidor, aqui vão algumas:

  • Qual o seu objetivo como investidor?
  • Nesse momento, você estaria disposto a perder alguma parte do valor investido?
  • Como você se planeja para a aposentadoria?
  • Qual sua principal fonte de renda?
  • O que você considera uma vida financeira saudável?
  • Você acompanha os movimentos do mercado financeiro?
  • Por quanto tempo você estaria disposto a manter seu dinheiro investido?

Por fim, está querendo investir mas ainda tem dúvidas sobre o assunto? Que tal dar mais uma conferida em outros posts aqui do Blog da Lendico sobre investimento. Além disso, você pode contar com a nossa equipe para qualquer dúvida, só deixar aqui nos comentários.

Mas se o assunto for dinheiro pra investir, é só acessar aqui, e ver as melhores ofertas do mercado!

Cadastre-se na nossa newsletter:

Email:
Nome:

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *