Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Os bancos estão me enganando com a taxa de juros?

09 de novembro de 2015

1 minuto de leitura

por Lendico

Na hora da contratação de um crédito, seja ele cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo pessoal, muitos procuram saber qual é a taxa de juros para julgar se é um bom crédito ou não. Porém, após a contratação, na hora de pagar a conta, você percebe que a taxa final cobrada é diferente da taxa de juros informada pelos bancos no início da contratação do crédito. Será que os bancos não falaram a verdade e te enganaram?

“Não era taxa de juros. Era CET”

Muitos fazem conta simples: Se eu tomar R$1.000,00 de crédito do banco hoje, considerando a taxa de juros mensal 5%, no próximo mês devo devolver ao total R$1.050,00. Não é bem assim que funciona. Há outros custos envolvidos neste seu crédito além da taxa de juros, tais como:

  • IOF (Imposto sobre Operação Financeira): É um imposto que incide sobre operações de crédito, de câmbio e seguro ou relativas a títulos financeiros.
  • Tarifas e encargos: A instituição financeira que realiza a operação de crédito (bancos neste caso) podem ou não cobrar tarifas e encargos em cima da transação de crédito. Isso varia de instituição para instituição. Para saber mais se eles cobram ou não, é necessário verificar diretamente com a instituição onde deseja obter crédito.

O que você pensa que é taxa de juros, na verdade, é o que o mercado de crédito chama de CET. Mas o que é CET?

CET (Custo Efetivo Total) é uma taxa percentual que engloba todos os custos de uma operação de crédito. Simplificando, veja a fórmula abaixo que o representa:

CET = taxa de juros + IOF + tarifas e encargos

As pessoas podem se sentir enganadas porque não conhecem o envolvimento do imposto, tarifas e encargos na operação. É preciso ficar muito atento ao CET, já que ele é a taxa final que você vai usar para calcular o valor da dívida total.

Já sabe qual é a taxa média de juros do seu banco? Confira as taxas médias de juros atualizadas do:

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *