Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

O que é um título de capitalização?

17 de junho de 2021

3 minutos de leitura

por Lendico

Título de capitalização

O título de capitalização é um dos produtos financeiros mais oferecidos por bancos convencionais. Ele é uma modalidade regularizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), instituição ligada ao Ministério da Fazenda.

A maioria das pessoas já ouviu falar sobre títulos de capitalização em algum momento, mas poucos sabem que o produto depende da segurança da instituição bancária que o está oferecendo. Isso acontece porque o título de capitalização não é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), como acontece com as modalidades de investimento.

Isso significa que se o banco tiver dificuldades ou ainda parar de operar, não há reembolso para todo o dinheiro que você investiu.

Como funciona o título de capitalização

Também conhecido como “Economia Programada”, o título de capitalização é uma aplicação de crédito que consiste em uma retirada mensal que o banco fará de sua conta, durante o período de duração do contrato.  

Durante o período, o cliente concorre a prêmios e tem seu dinheiro sendo acrescido de juros acordados previamente. A rentabilidade do título está atrelada a uma taxa conhecida como TR e temos aí o primeiro ponto a ser considerado antes de optar por um título de capitalização: a rentabilidade incide apenas a uma parte do dinheiro, desconsiderando cotas de administração e de participação de prêmios.

Isso torna seus rendimentos ainda menores, mesmo que você nem sempre tenha essa informação. De maneira muito simples, o ideal é que o sorteio do seu título aconteça durante o período em que o contrato está vigente.

Quais são as formas de pagamento dos títulos de capitalização

Ao contratar um título de capitalização, existem 3 formas principais de optar pelo pagamento. Nem todas as instituições oferecem as 3 modalidades.

Pagamento único (PU): como o próprio nome diz, o pagamento do título é feito em apenas uma parcela, deixando-o “descansar” durante o período de vigência do contrato.

Pagamento mensal (PM): o pagamento mensal é um dos mais conhecidos e utilizados. Nessa modalidade, o banco lhe diz o valor completo do contrato, e o valor das parcelas que serão descontadas mensalmente.

Pagamento periódico(PP): aqui você negocia com a instituição, os períodos certos para pagamento, como trimestral, semestral e etc.

Mas vale a pena?

Ainda que o produto continue a ser oferecido, existe quase um consenso geral de que não estamos falando de um bom investimento.

Para te ajudar a entender mais sobre outras situações de investimento que não valem a pena, criamos um conteúdo completo com 4 momentos em que você acha que está ganhando dinheiro e não está.

Rende menos que a poupança

Um dos primeiros enganos está na rentabilidade. Contudo, conforme falamos anteriormente, um título de capitalização oferece a oportunidade de sorteios durante a vigência do contrato. Dessa forma, parte do dinheiro aplicado vai não apenas para a realização dos sorteios, como também para administração do processo. Isso significa que nem todo o dinheiro que você investe irá render.

Pensando dessa maneira, fica fácil compreender que um investimento assim renderá menos do que a poupança ou a renda fixa. A depender do índice inflacionário vigente no momento, é possível que você perca dinheiro ao invés de ganhar.

Sorteio com poucas chances, e você ainda paga por ele

Se existe sorteio, estamos falando de sorte, o que nesse caso é ainda muito pior, já que trata-se de um cenário onde você não é capaz de analisar as probabilidades.

Você pode estar questionando algo como “Mas se existe um sorteio e eu não sou contemplado, ao menos eu continuo concorrendo nas próximas, sem perder nada com isso”. O raciocínio estaria certo, se não fosse o caso de títulos de capitalização reterem parte dos seus pagamentos, para financiar a administração dos sorteios.

Seu dinheiro pode ficar retido no título de capitalização

Não existe liquidez em um título de capitalização. Mesmo após o período em que o dinheiro foi guardado, existe um período de carência que pode chegar em até um ano. Isso significa que para retirar o dinheiro, você vai precisar aguardar além do prazo definido.

Além disso, vale prestar bastante atenção nas regras estabelecidas pelas instituições financeiras. Normalmente existem multas para saques adiantados, e ainda alguns detalhes para saque completo do valor economizado.

Por fim, quer saber mais? Então, entre em contato por meio dos comentários!

Cadastre-se na nossa newsletter:

Email:
Nome:

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *