Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

6 motivos para evitar o crédito consignado

02 de outubro de 2017

2 minutos de leitura

por Lendico

Muito se fala sobre o crédito consignado como uma opção barata para quem está buscando um empréstimo. Além disso, a redução do teto de juros para este tipo de crédito o reafirmou como a linha mais barata do mercado. Ainda assim, o consumidor ainda precisa tomar cuidados para que este crédito não o atrapalhe mais do que ajude.

Cuidados com o crédito consignado

1. Ao contratar um crédito consignado o consumidor não tem uma análise de seu percentual de renda comprometido com o empréstimo, nem a capacidade financeira dele e suas necessidades. É muito fácil se afundar em dívidas sem este cuidado.

2. Consumidor não vê os prós e contras do contrato, já que muitas vezes este crédito consignado é tomado até mesmo por telefone. O consumidor sabe quanto vai tomar, o valor das parcelas, mas acaba não vendo o que está envolvido naquele empréstimo.

3. Renda comprometida por um longo período. Em geral o crédito consignado é oferecido para pagamentos em longos períodos, o que faz com  que a dívida permaneça por muito tempo como parte dos gastos do consumidor.

4. Dificuldade para fazer a quitação antecipada. Diferente do que acontece no crédito pessoal não consignado, no empréstimo consignado é muito difícil para o consumidor solicitar a quitação antecipada que lhe garante um abatimento dos juros da operação de crédito.

5. A falta de documentação contratual também está entre os principais problemas. Além de o consumidor não ver muitas vezes o contrato antes de tomar o crédito, ele segue sem posse do mesmo até mesmo após começar a pagar as parcelas do crédito consignado tomado.

6. Comprometimento de renda fora de controle. É comum que os bancos cheguem a permitir que um consumidor tome empréstimo consignado mesmo que tenha 70% de sua renda comprometida com dívidas. Este tipo de prática leva ao enorme endividamento dos contratantes de empréstimo consignado público e privado.

Vantagens do consignado

Como já apontamos, o empréstimo consignado carrega consigo uma excelente taxa de juros, já que o desconto das parcelas é feita diretamente na folha de pagamento do consumidor, o que diminui os riscos de inadimplência. Contudo, é importante lembrar que isso implica na necessidade de convênio de sua empresa com o banco para que possa tomar este tipo de crédito. Além disso, seu empregador saberá se está buscando crédito.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *