Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

IPVA atrasado: como consultar e pagar?

07 de abril de 2021

5 minutos de leitura

por Lendico

IPVA

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) requer pagamento anual obrigatório

É comum que em meio dos compromissos financeiros do início do ano o dono de veículo acabe por esquecer, ou perder o prazo de pagamento do IPVA. Contudo, o atraso traz consequências que podem deixar a sua saúde financeira deteriorada.

No entanto, há uma boa notícia: dá para regularizar a situação e ficar em dia com o governo sem precisar sair de casa. E, para ajudar você separamos dicas de como fazer isso.

Como pagar IPVA atrasado?

Para quem ainda não realizou o pagamento do IPVA tem a vantagem da facilidade, já que para quitar o débito basta acessar conta do banco online. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site do Detran da Secretaria da Fazenda do estado em que reside;
  • Põe a placa do veículo e o RENAVAM;
  • Solicite a emissão de uma guia de pagamento, chamada de Guia para Regularização de Débitos (GRD);
  • Esse documento já estará com os valores atualizados com juros e encargos, devido ao atraso.

Escolha uma forma de pagamento: você pode pagar tudo ou parcelar, com acréscimo de juros.

Para quitar em prestações, é possível fazer o processo pelo site do Detran ou ir à Secretaria da Fazenda do seu estado para negociar a dívida. Porém, pague o débito em um banco, posto de atendimento da Secretaria da Fazenda ou em uma agência credenciada lotérica.

Como consultar IPVA atrasado?

É comum receber uma carta pelos serviços dos Correios informando os valores e a data para quitar o IPVA atrasado. Mas, você também consegue consultar o débito no site da Secretaria da Fazenda do seu estado.

Para isso, é fácil. O usuário deve fornecer os dados de RENAVAM e placa do veículo, isso no próprio site, E, por fim, é possível imprimir o boleto para pagamento.

Como parcelar o IPVA?

Para quem não possui dinheiro para o pagamento à vista, existe a opção de pagamento parcelado do IPVA atrasado. Com isso, normalmente os programas organizados pelo Estado para o pagamento de dívida ativa oferecem boas condições aos contribuintes com pendências. Os descontos costumam ser aplicados tanto para pagamentos à vista quanto para aqueles que optam pelo parcelamento da dívida ativa.

Quando o contribuinte decide escolher a forma em que irá realizar o pagamento, é preciso que o mesmo faça uma avalição detalhada da sua vida financeira. Isso porque, sempre que possível.

Sempre que possível, pagar à vista é a melhor opção, já que os descontos costumam ser maiores e o contribuinte pode se livrar de da pendência do seu CPF de um só vez. No entanto, se esta não for uma opção para o seu orçamento atual, parcelar também pode ser uma opção e tanto, já que as condições para pagamento desta forma seguem a linha facilitada.

Veja também – Como ter desconto no IPVA?

A grande questão que envolve esses programas é a duração. Geralmente, essas ações acontecem por períodos curtos, entre um e dois meses, e nem todos os consumidores têm o valor disponível neste prazo para aproveitar a oportunidade e quitar suas pendências com o governo.

Em casos assim, para realizar o pagamento e evitar acúmulo de mais juros, uma alternativa interessante é buscar uma linha de crédito que conta com baixos juros.

Empréstimo para pagar o IPVA

Pegar um empréstimo para conseguir acabar com as dívidas é uma opção ótima.

Existem alternativas de crédito saudáveis que podem te ajudar a organizar o orçamento. O crédito com juros baixo é a opção certa.

Essa linha é oferecida por bancos e fintechs, companhias de tecnologia especializadas em finanças, que buscam flexibilizar o processo de contratação e melhorar os serviços.

A Lendico é uma fintech que fornece crédito pessoal com taxas competitivas. Venha saber mais aqui!

Multa do IPVA atrasado

A falta de pagamento é um risco para o contribuinte por diversos motivos, mas o sistema governamental ainda dá uma 2ª chance para quitar. Ao passar do prazo, o dono do veículo recebe por correspondência um comunicado pelos Correios com uma nova data para acertar a pendência.

O problema é se deixar de pagar de novo. Nesse caso, pode ser encaminhado para a lista de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito, como por exemplo o Serasa, SPC ou SCPC. Isso gera restrição na hora de conseguir empréstimos.

Ainda é possível o contribuinte acabar inscrito na dívida ativa. Isto é, ter o nome e o valor devido cadastrados no governo, que reúne informações das pessoas em débito. Nesse caso, é mais complicado o acesso ao crédito, bem como vender o carro. Afinal, é difícil encontrar alguém que assuma as dívidas do automóvel.

Além disso, o dono do bem pode tomar multa e até não poder licenciar o carro com IPVA atrasado. No conteúdo abaixo, entenda melhor o que pode acontecer.

Cada dia que o contribuinte fica sem pagar o IPVA é aplicada uma multa.

Em São Paulo, por exemplo, a multa corresponde a 0,3% do total do imposto. Quando chegar a 60 dias de atraso, fica em 18% e a partir disso não sobe mais. É importante destacar que, conforme o tempo passa, a multa é acrescida de juros, de acordo com a Taxa Selic, de acordo com dados do governo do Estado.

O que acontece se dirigir com IPVA atrasado?

Se você tiver uma CNH válida para condução, pode continuar dirigindo normalmente. O problema está em dirigir o veículo em que a dívida está pendente.

Se o carro for pego pela polícia, o prejuízo será ainda maior. Você terá que pagar o imposto, os juros e as multas para deixar regular a situação, e ainda cobrir os gastos dos dias em que o carro ficou parado no pátio do Detran. Se mesmo assim não puder pagar a dívida, seu carro irá para leilão.

Veículo apreendido pela polícia

Isso só pode acontecer em caso de não ter feito o Licenciamento Anual. Desse modo, o motorista fica impedido

Porém, pela Lei, quem tá no volante não é preso. Isso porque o contribuinte tem a possibilidade de negociar a dívida em caso de atraso de um imposto como este.

No entanto, como o IPVA atrasado impede a realização do licenciamento, o carro pode acabar apreendido de qualquer forma. Mas esses eventos ocorrem em momentos diferentes e, por isso, não estão necessariamente conectados.

Por fim, quer saber mais sobre seu IPVA? Deixe aqui nos comentários.

Cadastre-se na nossa newsletter:

Email:
Nome:

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *