Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Começar a investir com 100 reais: É possível?

27 de setembro de 2021

6 minutos de leitura

por Lendico

investir

Cada vez mais as pessoas buscam formas de aumentar a renda e mudar o cenário financeiro. Investir é uma das maneiras que muitos estão encontrando para fazer com que o dinheiro seja aplicado e renda em um valor ainda maior. Entretanto, uma coisa que sempre “pega” ao pensarmos em aplicações é o mínimo para isso e daí vem a pergunta: “Como ganhar dinheiro investindo 100 reais?” 

Neste momento de “baixo investimento”, é preciso encarar o ato como uma forma valiosa de ter entendimento sobre como investir e não ter a intenção de ter um rendimento fora do comum. Neste post, vamos mostrar como começar a investir com 100 reais e aumentar ainda mais a sua renda a longo prazo. 

Investimento de acordo com o perfil

Antes de sair por aí investindo, é preciso entender qual o seu perfil de investidor. Isso porque respondendo algumas perguntas, é possível determinar um caminho que vai ajudar você a traçar as melhores estratégias, de acordo com o seu objetivo. Imagine que todas as pessoas decidem investir 100 reais sem conhecimento sobre o que estavam fazendo? Todo o mercado sofreria por não prever resultados ou oferecer opções erradas para algumas pessoas. 

Além do perfil conservador, que refere-se a uma pessoa que preza muito mais pela segurança e prefere não correr riscos, existem o perfil “Moderado” e “Arrojado”. Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles e quais os tipos de investimento que entram nos grupos. 

Moderado

O perfil moderado é um investidor que preza pela segurança em suas opções de investimento, mas já aceita um tipo de risco ao investir em ações. Normalmente, o perfil moderado é sobre alguém que já tem uma carteira de investimentos diversificada e entende que pode começar a investir em opções de risco médio. 

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um dos mais conhecidos pelos investidores iniciantes. Então, se você está neste post sobre como investir 100 reais e ter retorno rápido, pode ser uma boa opção. Isso porque é uma categoria de fácil contratação e apresenta aportes que partem de R$ 30. 

Nesta modalidade, existem três categorias que dizem respeito ao retorno que você terá sobre o investimento: 

  • Prefixados: as taxas são estabelecidas no ato da contratação, permitindo que você saiba quando e quanto irá receber (desde que espere até o final do contrato);
  • Pós-fixados: os títulos são vinculados a um indexador que pode flutuar, dependendo da situação econômica. Quando você contrata títulos pós-fixados, fica sabendo o processo de rentabilidade, mas o rendimento real só é visto no final;
  • Híbridos: obviamente, este modelo mistura as duas categorias anteriores. O cenário de rendimento, neste caso, é separado. Ou seja, uma parte é indexada e pode variar, mas a outra você só fica sabendo na hora. 

Renda Fixa

Diferente da Bolsa de Valores, que possui renda variável e a rentabilidade não é garantida, os investimentos de Renda Fixa possibilitam que você conheça ou preveja a rentabilidade dessa ação, antes de realizar a operação. 

Se você decide investir na Renda Fixa, é como se emprestasse o seu dinheiro para algumas instituições e aguardasse que elas devolvessem o valor acrescido de uma taxa de juros. 

Arrojado

O perfil arrojado, como o próprio nome supõe, é um investidor mais experiente (mas isso não é regra). Geralmente, essa pessoa sabe como o mercado funciona e opera na Bolsa de Valores com mais frequência. Os investimentos aqui geralmente correm mais riscos, mas quando dão certo, os ganhos podem ser promissores. 

É muito comum ver perfis conservadores que vão avançando com o passar do tempo, até chegarem aos investimentos de médio ou alto risco. O perfil agressivo/arrojado, geralmente, prefere operar em um mercado menos “garantido”. 

Ações

De forma resumida, investir em fundos de ações é como apostar na Bolsa de Valores. Neste caso, você mira nas empresas que estão disponíveis para compra e venda na Bolsa. Se formos explicar de forma mais fácil, os fundos de investimento são como um grande condomínio, em que cada “morador” (investidor) adquire uma cota e participa de todos os resultados do grupo. 

Sendo assim, os fundos de ações são formas de investimento de renda variável. Vale lembrar que existem diversos tipos para que você possa  entender como investir 100 reais nesta modalidade: 

  • Fundos ativos;
  • Indexados;
  • Fundos específicos;
  • Investimento no Exterior;
  • Small Caps; 
  • Fundos de dividendos;
  • Setoriais;
  • Fundos livres.

Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários são bem parecidos com a explicação das ações. Entretanto, aqui falamos realmente do mercado imobiliário e não trata-se apenas de um exemplo. Com esta modalidade é possível viver com a renda de aluguéis (sem ter de comprar ou construir um imóvel, e sem se preocupar com reformas ou IPTU).

Geralmente, todo o valor recolhido dos investidores são utilizados para a compra ou construção de imóveis, que logo são locados e arrendados. Daí vem os ganhos com este tipo de investimento, já que todo o lucro de tais operações são divididos para os participantes de acordo com a cota que cada um aplicou. 

Criptomoedas

As criptomoedas são um tipo de dinheiro – como o centavo, por exemplo. A diferença é que ela é totalmente digital e não é emitida por nenhum governo (como é o caso do real ou dólar). As criptomoedas podem ser usadas com as mesmas funcionalidades do dinheiro físico, podendo ser utilizada como:

  • Meio de troca, facilitando transações comerciais; 
  • Reserva de valor, para preservar o poder de compra no futuro;
  • Unidade de conta, quando os produtos são precificados e o cálculo econômico é realizado em função dela. 

As principais criptomoedas disponíveis no mercado são: 

  • Bitcoin;
  • Bitcoin Cash;
  • Ethereum;
  • Tether;
  • Ripple;
  • Litecoin. 

É possível investir ou adquirir Bitcoins e outras criptomoedas por meio de cotas de fundos de criptomoedas e negociá-las em uma corretora especializada (exchange), que aceitam as moedas digitais como pagamento em algum negócio. 

Dicas de como começar a investir com 100 reais

Como falamos no decorrer do texto, é possível sim aprender como investir com 100 reais, tudo vai depender de você. Muito mais vale você pegar este dinheiro do que manter na sua conta e acabar gastando com coisas “fúteis”. Por isso, é importante que você seja um investidor consciente e leve em consideração algumas dicas: 

Tenha paciência

A paciência é essencial para que você curta o processo e não passe por tantas frustrações. É normal que as pessoas tenham muita pressa para crescer o dinheiro, mas o fator tempo é muito importante quando falamos sobre investimentos. 

Não busque fórmulas mágicas

Quando falamos sobre rendimento, podemos verificar no mercado muitas promessas mágicas. Mas é preciso lembrar que tudo que prometer retornos garantidos muito acima da média do mercado, geralmente são convites enganosos que podem fazer você perder dinheiro. Por isso, estude cada vez mais o mercado e pesquise todos os investimentos que decidir fazer.

Acredite no seu potencial 

Tudo é possível desde que você tenha planejamento e atitudes. Por isso, lembre sempre de estudar e, o mais importante, aplicar todo o conhecimento em ações!
Agora que você viu que é possível investir com pouco dinheiro, o primeiro passo é tomar a atitude de escolher qual tipo de investimento você pode investir. Continue navegando pelo Blog da Lendico para aprender ainda mais sobre o mercado financeiro.

.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *