Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Empréstimo: como pagar rápido as parcelas?

21 de junho de 2016

2 minutos de leitura

por Lendico

Tomou um empréstimo e deseja quitar rapidamente as parcelas e não sabe por onde começar? A antecipação das parcelas é um direito seu, mas há outras opções também e pensando nisso, a Lendico selecionou dicas para ajudá-lo nessa decisão:

Como quitar o empréstimo?

A antecipação das parcelas é um direito do tomador de empréstimo. Ao optar pela operação, a taxa de juros da parcela é reajustada de acordo com a data do pagamento. Dessa maneira, o cliente consegue um “desconto” no Custo Efetivo Total (CET) do crédito. Esse “desconto” é ainda maior quando a parcela antecipada é da última para a primeira. Geralmente, para efetuar o adiantamento, o cliente deve solicitar um novo boleto de pagamento para a instituição financeira.

Refinancie o saldo remanescente

Uma opção para conseguir uma taxa melhor é o refinanciamento do empréstimo junto à financeira. Tentar fechar um acordo, onde você possa barganhar um CET melhor também pode ajudá-lo a quitar o compromisso mais rápido. Dependendo da negociação o cliente consegue dar uma nova entrada no acordo, pagando uma quantia maior que a das novas parcelas. Dessa maneira, as próximas poderão ser menores, assim como o prazo para liquidação total da dívida.

Fomente a renda mensal

Além da antecipação e do refinanciamento, o cliente pode fomentar a renda mensal que possui. Logo, com o dinheiro extra no orçamento, ele terá duas opções: poupar para montar uma poupança ou usar essa quantia para a amortização do empréstimo. Agora, você está se perguntando se vale a pena amortizar a dívida? Sim, vale! Você não precisa liquidar o empréstimo, pode apenas reduzir uma parte do que ainda tem para pagar.

Use o décimo terceiro

Em junho, algumas empresas fazem a liberação de metade do décimo terceiro, dependendo do segmento em que operam. Se você é um desses felizardos que já recebeu o adiantamento, provavelmente já fez planos para a quantia, certo? Mas se o seu planejamento não inclui a amortização do empréstimo, é bom repensar. Por que ter mais um compromisso financeiro, se você pode liquidar o atual ou parte dele com o benefício? Lembre-se: dívidas mal administradas e a falta de planejamento financeiro fazem com que os seus débitos virem uma bola de neve. Evite isso para não ficar no vermelho e ter o nome negativado.

Use a restituição do IRPF para quitar

Além do décimo terceiro, alguns bancos permitem que o cliente solicite a antecipação da restituição do imposto de renda. Com uma taxa de juros baixa, é possível receber esse valor como empréstimo e o pagamento ocorrerá quando o montante da restituição for depositado na conta corrente.

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *