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Como declarar empréstimo no Imposto de Renda

17 de fevereiro de 2021

4 minutos de leitura

por Lendico

O prazo para declaração do Imposto de Renda em 2021 começa no dia 1º de março e termina no dia 31 de maio. Se você pediu um crédito ou fez um financiamento em 2020, pode estar se perguntando, “Como declarar empréstimo no Imposto de Renda?“. A resposta é simples e vamos ajudar!

Como declarar empréstimo no Imposto de Renda?

Se você já está preparando a declaração do empréstimo no Imposto de Renda, lembre-se que só é necessário fazer esta declaração quando o valor tomado ultrapassa R$ 5 mil. Isso vale tanto para empréstimos com instituições financeiras quanto para aqueles feitos com amigos, familiares ou conhecidos.
Para declarar o empréstimo no Imposto de Renda será necessário informá-lo na ficha de Dívidas e Ônus Reais. É ali que será informada a natureza da dívida e o CPF ou CNPJ do credor (quem concedeu o empréstimo).
Se você contar com mais de um empréstimo, será necessário criar um item para cada um dos credores que lhe emprestaram.

Caso você tenha feito a antecipação de pagamento do empréstimo, isso também deverá ser apontado na declaração. Isto garantirá que você não tenha irregularidades referentes a este crédito no ano seguinte.

Passo-a-passo da Declaração do Empréstimo no Imposto de Renda

Código da Instituição

Aqui você preenche o código da instituição ou pessoa que te emprestou de acordo com o código que ela enviar:

  1. Estabelecimento bancário comercial;
  2. Sociedades de crédito, financiamento e investimento (esse é o caso de clientes Lendico que fizeram empréstimo em 2020);
  3. Outras pessoas jurídicas;
  4. Pessoas físicas;
  5. Empréstimos contraídos no exterior;
  6. Outras dívidas e ônus reais.

Descrição

Na parte de descrição, escreva um breve texto explicando que fez um empréstimo e coloque os dados da instituição. Por exemplo:

“Empréstimo pessoal realizado na instituição (preencha com a Razão Social da Instituição), CNPJ (preencha o CNPJ da instituição)”.

Situação

Aqui basta preencher a situação do empréstimo no último dia do ano anterior e no último dia do ano da declaração. O seu banco deve informar esses valores no informe de rendimentos enviado.

Pode existir uma diferença entre o valor enviado no banco ou financeira e a soma dos valores das parcelas restantes. Essa diferença existe porque o banco envia o valor real da dívida descapitalizado dos juros. Ou seja, é o valor que o cliente pagaria se fosse quitar integralmente a dívida no último dia do ano (neste caso ocorre um desconto nos juros e esse desconto é a diferença).

A declaração também pede que se preencha o campo “valor pago em 2020”. Para isso, o cliente deve somar todas as parcelas pagar no ano de 2020 do empréstimo. Exemplo: o cliente pagou em 2020 seis parcelas de R$ 500, ele deve preencher com R$ 3.000,00 (6×500). Mas os clientes da Lendico já recebem essa informação no arquivo enviado no e-mail cadastrado.

Nem todo mundo precisa declarar

Quem tomou um empréstimo de valor até R$ 5 mil não precisa colocar este crédito na declaração. Mas se atente que você deve somar todos os seus empréstimos do ano e conferir se eles não somam mais de R$ 5 mil tomados.

Declaração para clientes Lendico

Todos os clientes Lendico que fizeram empréstimos maiores de R$ 5 mil recebem o informe no e-mail cadastrado.

Neste arquivo enviamos todas as informações necessárias. E lembre-se, clientes Lendico devem declarar preencher no item do credor a opção: “12. Sociedades de crédito, financiamento e investimento;“.

Cheque especial precisa ser declarado

O cheque especial também é um tipo de empréstimo. Caso sua conta tenha ficado no negativo em um valor superior a R$ 5 mil durante o ano que está declarando, é necessário inserir esta informação.

Quem emprestou também declara?

Quem fez um empréstimo com valor superior a R$ 5 mil também precisa declarar isso no ano seguinte. Para isso, deverá usar a ficha de “Bens e Direito”, no código 51 (Crédito Decorrente de Empréstimo). No campo “Discriminação”, o credor deverá colocar o valor do empréstimo, o CPF do mutuário (para quem o dinheiro foi emprestado), e o nome da pessoa.

O que mais deve ser declarado no Imposto de Renda?

É claro que a declaração do imposto de renda não se trata apenas de valores tomados em empréstimos. O imposto anual trata-se de rendimentos tributáveis de todos os trabalhadores e empresas do Brasil. Veja o que pode ser enquadrado na sua declaração:

  • Rendimentos maiores de R$ 28.559,70. Estamos falando de salários, pensões, aluguéis;
  • Bens ou direitos superiores a R$ 300.000,00 até o último dia do ano anterior;
  • Atividade rural com receita bruta superior a R$ 142.798,50;
  • Rendimentos não tributados ou tributados na fonte, superiores a R$ 40.000,00;
  • Operações no mercado financeiro, como a bolsa de valores, por exemplo;
  • Lucro obtido através da venda de imóveis residenciais;

Informe de rendimento para clientes Lendico

Todos os clientes Lendico que fizeram empréstimos maiores de R$ 5 mil recebem o informe de rendimento no e-mail cadastrado.
Neste arquivo enviamos todas as informações necessárias, que precisam ser preenchidas com cuidado na sua declaração. Lembre-se, clientes Lendico devem declarar preencher no item do credor a opção: “12. Sociedades de crédito, financiamento e investimento;”.
A Declaração do Imposto de Renda pode ter a fama de ser algo complexo, mas seguindo o passo-a-passo e preenchendo com atenção todos os campos necessários, é mais simples do que você pensa.

Se ainda não fez, a gente ensina como fazer aqui.

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