Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Como funciona o empréstimo consignado privado

15 de março de 2017

2 minutos de leitura

por Lendico

Saque-adiantado-de-FGTS.jpg

Funcionários públicos estão acostumados com o termo “empréstimo consignado”. De forma geral ele consiste em um crédito cuja cobrança é feita de forma automática na folha de pagamento. Mas e o empréstimo consignado privado?

Empréstimo consignado privado

Quando alguém faz um empréstimo consignado, o desconto da parcela devida é realizado antes mesmo que a pessoa receba seu salário. Desta forma, a instituição financeira fica menos vulnerável a situações de inadimplência e por isso acaba oferecendo taxas de juros mais baixas.

No empréstimo consignado privado acontece o mesmo, com algumas peculiaridades. O que muda de fato é que nem todo mundo consegue um empréstimo consignado e as taxas não são as mesmas oferecidas aos funcionários públicos.

Destinado a trabalhadores de empresas privadas, o empréstimo consignado privado tem taxas mais elevadas pois estas pessoas não contam com a mesma estabilidade dos funcionários públicos ou beneficiários do INSS, como aposentados ou pensionistas.

Como solicitar um empréstimo consignado privado?

Para fazer uma solicitação de empréstimo consignado privado, o funcionário precisa fazer uma solicitação para a área de Recursos Humanos de sua empresa. O departamento então fará o contato com o banco para que o valor seja liberado.

Quem define a margem consignável, ou seja, o limite de empréstimo que o funcionário poderá ter é a própria empresa e ele é variável de indivíduo para indivíduo.

Além disso, outra desvantagem do empréstimo consignado privado é que o funcionário não pode escolher o banco que ele quer. Quem vai decidir isso é a empresa, pois só poderá ser tomado o crédito se houver uma parceria entre o banco e a instituição na qual você trabalha.

Quando uma empresa não tem parceria com um banco que ofereça este tipo de empréstimo, o funcionário não consegue contratar o produto.

Bancos que oferecem o consignado privado

Muitos são os bancos que oferecem o crédito consignado privado, mas reforçamos novamente que para tomar o crédito sua empresa deverá ter a parceria com a instituição financeira.

Entre as opções de bancos que oferecem empréstimo consignado privado estão Banco Cacique, Banco BMG, HSBC, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Caixa Econômica Federal, Bradesco, entre outros.

Documentos para fazer empréstimo consignado

Em geral a documentação exigida pelos bancos para a realização do empréstimo consignada é formada por RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de residência (uma conta de consumo) e holerite dos últimos três meses.

Além disso, a empresa passará seus dados para o banco no qual ela possui convênio.

Opção para quem não pode fazer consignado

Se a linha de crédito consignado não está disponível para você, uma boa solução é procurar linhas de empréstimo pessoal com juros mais baixos. É importante sempre nestes casos olhar para o CET do empréstimo, ou seja, o Custo Efetivo Total. É aqui que você conhece todas as taxas que são aplicadas a seu empréstimo.

Na Lendico o CET mensal varia de 3,02% a 5,84%, sendo de 43,7% a 99,52% ao ano. Esta variação se dá pela análise de crédito e pela opção de parcelamento feita pelo cliente (12, 18, 24 ou 30 vezes).

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *