Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

O que é efeito manada?

09 de junho de 2021

5 minutos de leitura

por Lendico

Efeito Manada

Você com certeza já viu em filmes ou em documentários sobre a vida selvagem, aquela quantidade enorme de animais correndo todos na mesma direção, certo? O nome disso é estouro da manada e acontece quando apenas um ou talvez um pequeno grupo desses animais se assusta e corre na direção oposta ao perigo. Mesmo que os demais não tivessem visto de fato a ameaça, eles iriam disparar na mesma direção.

O Efeito Manada é um fenômeno psicológico coletivo, derivado da observação do que acontece entre os animais. Esse comportamento permitiu que espécies inteiras sobrevivessem em ambientes com muitos predadores, mas o efeito manada extrapola suas características para a nossa vida também.

Como por aqui o nosso assunto favorito é educação financeira, que tal falarmos um pouco sobre o efeito manada nos investimentos?

Como ela acontece nos investimentos?

Quando você começa a se aventurar no mundo das finanças, organizar seu orçamento e ter algum dinheiro sobrando no final do mês, é natural que o interesse em investir apareça. No entanto, o início da vida de investidor pode ser cheia de termos e conceitos que parecem complicados em um primeiro momento.

Em casos assim, é natural que você passe a repetir ações praticadas por muitas outras pessoas. Afinal, se todo mundo está fazendo, é porque deve se tratar de um bom investimento. Ainda que pareça um bom negócio, seguir sempre com um grupo na esperança de que isso lhe traga segurança, as coisas não funcionam bem assim.

Para quem decide se aventurar no mundo dos investimentos em ações, por exemplo, deve entender que o mercado da bolsa de valores trabalha a partir de um modelo de oferta e procura. Isso significa que quanto mais as pessoas procuram por ação, mais o valor dela sobe. Quando todos começam a vender, o preço despenca. Quando muitos investidores começam a vender suas participações como parte de uma estratégia e os demais seguem o modelo, o valor dessas ações cai rapidamente, sem você nem ao menos saber entender o que aconteceu ali.

Se você está dando seus primeiros passos dentro do cenário de investimento, nós criamos um conteúdo completo para te ajudar a entender mais sobre investimento a curto, médio e longo prazo.

 Quais são os ricos do efeito manada?

Um dos principais riscos do efeito manada dentro dos investimentos, são as chamadas “bolhas econômicas”. Quando uma pessoa segue uma onda de comportamento, depois outra e mais outra, sem antever possíveis riscos ou a hora de desistir e retroceder, serão mais pessoas do que o mercado havia esperado, então a rentabilidade não será a mesma. Se você for uma dessas pessoas, com certeza ganhará menos do que havia planejado.

Imagine se, por exemplo, você investiu parte do seu dinheiro em um fundo de ações que, de repente, passou a ser vendido por uma quantidade grande de outros investidores. Se você não entende exatamente o que está fazendo ou o real motivo para essa movimentação, você entra no efeito e vende suas ações.

Passado algum tempo, você descobre que tudo não passou de um movimento intenso de especulação e ações que você vendeu, agora voltaram a subir. Você perde dinheiro e esse não é o único risco. Lembre-se que assim como você, muitas outras pessoas fizeram o mesmo.  

Como fugir do efeito manada nos investimentos?

Apenas de falarmos um pouco sobre isso, você possivelmente vai pensar duas vezes em fazer esse tipo de investimento, ou consegue pensar imediatamente em maneiras de evitar o efeito manada.

Para te ajudar com esse tema, vamos falar um pouco sobre isso.

Observe seu objetivo, veja se haverá impactos na sua estratégia

Antes de começar a investir, é certo que alguns passos precisam ser dados. Alguns deles precisam ser permanecer parte da sua vida financeira, mesmo quando se tem alguma experiência.

O primeiro deles é compreender seu perfil, que tipo de riscos está disposto a aceitar e, principalmente, qual o seu objetivo. É claro que o objetivo de um investidor é lucrar mais do que investiu, mas de quanto tempo estamos falando? Existem objetivos de curto, médio e longo prazo. Para alcançar o primeiro, mais riscos você correrá, enquanto no caso do último, é possível investir sem se preocupar.

Entender seus objetivos vai te permitir criar uma estratégia sólida, que deve ser seguida à risca. O seu dinheiro não deve ser investido em apenas um lugar, e essa é outra vantagem de uma boa estratégia. Com ela você investe em diferentes categorias, o que certamente vai lhe deixar mais calmo, em caso de perceber o efeito de manada acontecendo.  

Para te ajudar a entender mais sobre objetivos, criamos um conteúdo com 5 dicas para alcançar seus objetivos.

Busque informações e tente acompanhar o histórico

Antes de qualquer decisão que envolva o seu dinheiro, estude muito e pesquise cada pequena característica do investimento. Investigue seu histórico passado e conheça as principais oscilações que aconteceram nos últimos anos.

Se você conhece bem e investe com atenção, qualquer novo movimento pode ser antecipado, ou apenas analisado com calma. É claro que nem sempre o efeito de manada está errado. Errado é acompanhá-lo sem entender porque tantas pessoas estão tomando as mesmas decisões.

Não deixe a emoção dominar a sua escolha

Mesmo com precauções o efeito vai acontecer e você precisa estar preparado. Definir objetivos e estudar o assunto é um grande passo, mas a emoção não deve ter lugar em um mercado de investimentos.

Suas decisões precisam ser racionais, então prepare-se bem para esse momento. Uma das opções pode ser investir aos poucos, permitindo que você acostume o seu psicológico.

Confira se o senso comum faça sentido

Este é um ponto importante, que está diretamente ligado ao que falamos sobre estudar e obter conhecimento.

Se você pretende investir em ações de empresas agrícolas e pecuárias, por exemplo, é preciso conhecer informações como mercados internacionais que costuma comprar dessas empresas, ou ainda o clima e como isso pode impactar na produção.

Se você percebe um movimento começando e o senso comum o segue, acesse essas informações para tentar entender se é válido, ou apenas o efeito manada entrando em ação.

Por fim, ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe via comentários aqui na parte de baixo.

Cadastre-se na nossa newsletter:

Email:
Nome:

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *