Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

7 dicas para começar a economizar no dia a dia

08 de novembro de 2017

3 minutos de leitura

por Lendico

economizar.jpg

É verdade, nem sempre é fácil economizar. Às vezes fazemos contas daqui e dali, surgem emergências, e quando você viu o salário acabou e o mês ainda não, não é mesmo? Mas existem alguns hábitos que podem ajudar a economizar dinheiro e chegar até o final do mês com dinheiro no bolso.

Aqueles dez reais que você deixa de gastar hoje, somados aos dez que você deixa de gastar nos outros dias do mês podem juntos acumular R$ 300 no seu bolso no final do mês. Ou seja, com a prática de hábitos de economia você pode sim juntar dinheiro e alcançar coisas que sonha em realizar.

Vamos começar então com as 7 dicas que vão lhe ajudar nisso:

Conheça os dias de ofertas

Descubra em quais dias há ofertas dos produtos que você mais consome nos mercados próximos a sua residência. Programe-se para ter em casa o suficiente daquele produto para sempre comprar no dia da promoção e assim economizar. Claro que é muito importante também não manter um super estoque, pois se o produto estragar, haverá prejuízo, e o mesmo vale para o dinheiro parado para o caso de estoques muito grandes.

Guardar muita coisa na dispensa da casa era comum na época da hiperinflação, mas não é mais uma prática recomendada. Antes de comprar muitos itens de um mesmo produto, certifique-se de que realmente conseguirá utilizá-lo dentro de sua validade.

Anote suas despesas diariamente

É incrível como podemos gastar e nem mesmo perceber, não é mesmo? Isso pode ficar ainda mais acentuado se fazemos nossas compras com dinheiro ao invés do cartão. Isso porque é possível controlar seu extrato do banco para verificar os pagamentos feitos com o cartão, mas o dinheiro pode facilmente desaparecer de sua mão e você não saberá dizer onde gastou.

Para eliminar custos e adotar um hábito que lhe permite economizar, é muito relevante anotar todos os seus gastos, por menores que sejam. Isso ajudará no controle de suas finanças e permitirá que saiba o que pode ser cortado para que você chegue ao final do mês com dinheiro na conta.

Não faça compras com fome

Precisa ir ao supermercado ou mesmo fazer uma compra de roupa ou presentes? Não faça isso de estômago vazio. Por quê? A resposta é simples, quando você está com fome seu cérebro pode influenciar suas escolhas e fazer você gastar mais, porque está com fome. O organismo quer satisfazer aquele vazio e lhe envia mensagens que fazem com que você não seja seletivo na escolha.

Você precisa disso hoje?

Sabe quando você vê algo em uma prateleira ou vitrine e pensa “sempre quis um desses”? Pois é, este pensamento pode levá-lo a comprar algo que realmente não precisa no momento.

Exercite seu cérebro para sempre se questionar se você realmente precisa daquilo naquele momento e evite qualquer compra por impulso. Pense na falta que aquele dinheiro pode fazer depois.

Tenha um cofrinho para as moedas

Sabe aquelas moedas que você recebe de troco e acaba usando sem nem saber ontem? Uma boa dica é ter um cofrinho para guardá-las. Você pode fazer um acordo com você mesmo ou com a família de usar aquele dinheiro do cofre uma vez por mês ou deixá-lo lá para um objetivo específico.

Aprenda a dizer não

Seja para os filhos ou para você mesmo, é preciso entender que seu dinheiro tem limites e que nem tudo que quer pode ser comprado. Aprenda a dizer não para aquilo que está fora do seu orçamento e isso evitará endividamentos e poderá até mesmo resultar em economias.

Pague as contas em dia

Você vive esquecendo de pagar uma ou outra conta e acaba pagando juros no mês seguinte? Pois então você está desperdiçando dinheiro e é hora de parar com isso. Existem algumas alternativas bem simples que podem ajudá-lo com isso. A principal é colocar todas as contas em débito automático, mas é preciso se certificar de que tem dinheiro em conta para cobrir aquela despesa.

Outra possibilidade é anotar as datas de pagamento de cada conta em uma agenda online que lhe envie alertas. Isso fará com que você não esqueça de que chegou o dia de pagar aquele boleto.

Lembrete final

Mudar os hábitos não é uma tarefa fácil e é possível que você não consiga colocar tudo em prática já no primeiro mês. Mas se você quer economizar, é preciso que comece agora mesmo a mudar seu comportamento.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *