Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

5 dicas para quem vai começar um negócio

07 de outubro de 2016

2 minutos de leitura

por Lendico

No Brasil já temos mais de 12 milhões de pessoas em idade economicamente ativa que estão desempregadas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cada cidadão do país tem contato hoje com mais de seis pessoas que estão desempregadas, sejam essas pessoas parentes, amigos ou conhecidos. Na tentativa de gerar renda, muitas pessoas pensam em começar um negócio.

Outro fator alarmante que leva ao empreendedorismo para gerar renda é uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgada nesta quinta-feira, 06. Segundo o levantamento, 85% dos empresários do país dizem não vão contratar neste fim de ano. Segundo dados do SPC e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), apenas 27,2 mil vagas temporárias devem ser criadas.

Para o levantamento foram ouvidos 1.168 empresários de serviços e comércio varejista das capitais do país e interior.

É hora de começar um negócio?

Com a falta de emprego, muita gente está indo atrás de novas fontes de renda. Começar um negócio próprio pode ser uma saída, mas para isso alguns cuidados são necessários.

Segundo a pesquisa do SPC, apenas 23% dos empresários confiam que as vendas neste fim de ano vão superar 2015. Por isso, na hora de abrir uma negócio, é importante fazer uma boa pesquisa de mercado e avaliar se é um risco aceitável o investimento que será necessário.

Por onde começar?

Se você não tem reservas para começar o seu negócio, uma alternativa é buscar um empréstimo para poder adquirir as coisas básicas para o empreendimento começar. Antes disso, siga o roteiro abaixo:

  • Calcule a necessidade de crédito: tenha claro se é realmente necessário e calcule exatamente em que irá gastá-lo. Para começar um negócio de forma saudável, isso é muito importante;
  • Busque informações sobre a instituição financeira: antes de dar seus dados e fazer o pedido de empréstimo, veja se a instituição é confiável;
  • Analise Fatores de Risco: seu nome está negativado? Tem alguma pendência? Verifique se sua situação permite o pedido de empréstimo e quais serão os juros aplicados;
  • Monte um Plano de Negócio: para não cair em dívidas ao invés de gerar renda, tenha um plano que lhe permita verificar a viabilidade de seu negócio.
  • Peça uma empréstimo: está tudo ok e você realmente precisa de um empréstimo e vê que terá condições de pagá-lo? Então é a hora de fazer o pedido.

Tenha plena consciência da viabilidade do seu negócio e comece pequeno, com sustentabilidade. Cuidado para não gastar além de suas capacidades e acabar com dívidas.

Na hora de fazer compras necessárias, dê prioridade para máquinas e equipamentos que sejam indispensáveis.

Lembre-se que se você mantiver um bom histórico de pagamento, será mais fácil conseguir crédito para dar sequência ao seu negócio. Fique atento a isso.

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *