Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Devo ter uma poupança?

16 de julho de 2021

3 minutos de leitura

por Lendico

Poupança

Poupança: que tal falarmos um pouco sobre um dos produtos bancários mais conhecidos pelo brasileiro, quando o assunto é poupar dinheiro?

Um grande número de pessoas não considera a poupança como um investimento, mas esse ainda é, com certeza, o primeiro contato que você pode ter quando começa a pensar em planejamento financeiro. A poupança é uma aplicação financeira de baixíssimo risco e renda fixa, rápida e muito simples de contratar, por isso também é tão utilizada. Em 2018, o Banco Central liberou o resultado de uma pesquisa, apontando que quase 85% dos investidores possuíam dinheiro aplicado em poupança.

Qual o rendimento de uma poupança?

O rendimento de uma poupança varia de acordo com a taxa de juros mais básica da economia, a Taxa Selic. Além dela, temos também a Taxa Referencial, calculada pelo Banco Central. A partir de 2012, novos parâmetros foram estabelecidos para o rendimento da aplicação, e isso se aplica a todos os bancos que oferecem essa opção. Isso significa que você irá lucrar sempre o mesmo, seja qual for a instituição financeira escolhida.

De acordo com os parâmetros atuais:

  • Para uma Taxa Selic acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5%, mais a variação da Taxa Referencial;
  • Em caso de um resultado igual ou superior a 8,5%, o rendimento será de 70% da Selic, mais a Taxa Referencial

A Taxa Selic é controlada e definida pelo Comitê de Valores Mobiliários, o Copom, e já falamos sobre ela por aqui. Para entender mais como ela funciona e porque é tão importante para a poupança e de que outras formas ela pode afetar a sua vida, nós produzimos um artigo completo sobre o assunto.

Quais as vantagens da Poupança?

Poupanças são extremamente fáceis de contratar. Não existe burocracia e quase nenhum risco, o que significa que o planejamento para ela é pouco. Além disso, assim como algumas opções de investimento, elas são asseguradas pelo Fundo Garantidor de Crédito. 

Uma vez que a entrada e saída de dinheiro de uma poupança não possua regras que o impeçam de retirar antecipadamente, sobre o risco de baixo rendimento ou até mesmo multas, uma poupança é uma opção para pessoas que ainda não se sentem seguras para quaisquer outros movimentos financeiros, ou para quem simplesmente ainda não possui informações suficientes.

Pensando em dinheiro rápido pra investir? Vem conferir!

Quais as desvantagens da Poupança?

Por muito tempo, a poupança foi a única opção para pessoas que queriam economizar dinheiro para o futuro e, mesmo quando outros produtos surgiram, eram de difícil acesso. Não apenas para investir, como também para fazer da forma mais correta, segura e lucrativa possível. 

Hoje, com o nível cada vez maior de informação disponível, além da quantidade de opções de investimento e suas facilidades, aplicar em uma poupança é sinônimo de rentabilidade baixa. Além disso, devemos considerar que pode ser zero, a depender da flutuação da economia. 

Outros tipos de investimentos

No começo desse artigo, falamos que a poupança é uma aplicação para quem ainda não se sente seguro, mas já que estamos falando de opções, que tal conhecer um pouco sobre formas de investimento simples e mais rentáveis, que podem ser o pontapé inicial para a sua carteira de investimentos?

Para darmos um pequeno exemplo, em 2019 a poupança rendeu 4,24%, enquanto isso, um título do tesouro direto ultrapassou os 5,10%. Além dessa opção, você ainda pode contar com variados fundos de renda fixa, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito (LCI e LCA) e muito mais.

Se quiser saber mais sobre cada uma dessas opções de investimento, além de várias outras, nós criamos um artigo completo falando sobre investimentos de curto, médio e longo prazo, que vale a pena conferir.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *