Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Crédito e o lado sombrio dos bancos

29 de maio de 2016

2 minutos de leitura

por Lendico

Quando precisa de crédito, você pode recorrer primeiro aos seus pais, parceiro ou amigos mais próximos, pois sabe que a quantia emprestada não terá juros ou a taxa cobrada será menor do que a praticada pelos bancos. Mas e quando não tem a quem recorrer senão o banco?

Crédito? Fique de olho no Custo Efetivo Total!

Geralmente, quando solicita crédito pelo banco onde tem a conta registrada, a instituição lhe mostra primeiro a taxa de juros, guardando o Custo Efetivo Total (CET) apenas para quando confirma o contrato e as parcelas de pagamento. Fique sempre atento, pois o CET é a soma da taxa de juros, IOF e encargos da operação. Ainda não sabe como funciona o CET? Clique aqui para saber mais.

O cheque especial que te deixa no vermelho

Quando abre uma conta corrente no banco, a primeira linha de crédito oferecida pela instituição é o cheque especial. A qualquer momento, quando necessitar de um dinheiro, basta utilizar o seu cartão do banco. Não há necessidade de solicitar um limite, pois ele geralmente já está liberado.

Por outro lado, a grande desvantagem de usar o cheque especial é o alto CET. Com os juros elevados, é fácil perder o controle sobre a dívida, resultando em endividamento. A consequência, a partir da inadimplência, pode ser o cancelamento do serviço bancário até a tomada dos bens da pessoa.

O perigo do rotativo do cartão de crédito

A segunda linha de crédito oferecida pelo banco é o cartão de crédito. Essa modalidade é a mais perigosa do mercado, por quê? O valor que você gastou no mês anterior e não conseguiu pagar, virá na próxima fatura com o acréscimo dos juros. Tenha cuidado quando optar por não pagar nenhum valor da sua fatura, pois a taxa de juros de crédito rotativo (saiba mais aqui) no Brasil é uma das mais elevadas, mais de 449% ao ano! Caso não consiga quitar logo essa dívida, ela virará uma bola de neve sem controle.

Desbancarize-se!

Precisando de empréstimo pessoal? Desbancarize-se! Quem disse que o seu banco realmente tem a melhor oferta para o seu bolso? Com a internet, empresas financeiras estão incorporando cada vez mais a tecnologia em suas operações. Empresas como essas, apresentam soluções para clientes mal atendidos pelas instituições financeiras como por exemplo, o cartão de crédito oferecido pela empresa Nubank, que dá ao cliente a opção de solicitar um cartão de crédito, sem que ele esteja ligado a um banco. A Lendico é outro exemplo! A plataforma de empréstimo pessoal segue a linha de crédito pessoal não-consignado para pessoa física. O Custo Efetivo Total (CET) pode variar de 2,79% a 5,26% ao mês, dependendo da análise do cliente e da opção de parcelamento.

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *