Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Crédito Direto ao Consumidor

10 de fevereiro de 2021

4 minutos de leitura

por Lendico

Você certamente já fez uso do Crédito Direto ao Consumidor, mesmo que não saiba. O CDC é a possibilidade de todo consumidor financiar compras através de um crédito concedido.

Como funciona o Crédito Direto ao Consumidor

As compras parceladas surgiram como mais uma estratégia competitiva que empresas utilizam para despertar o potencial de compra de seus clientes. Este formato de crédito surgiu no Brasil em 1950 e desde então a empresa que não a oferece, limita suas vendas apenas a clientes com condições de comprar à vista.

O CDC funciona como uma modalidade de empréstimo, um financiamento oferecido ao comprador que não possui, ou prefere não utilizar o valor total da compra. Então, é importante compreender que sempre que você faz compras parceladas, está utilizando algumas das formas do Crédito Direto ao Consumidor.

Onde e quando contratar o CDC?

As formas mais conhecidas de contratação de CDC são através de lojas de departamento, bancos e outras instituições financeiras. Os famosos crediários, oferecidos por grandes lojas e que todos já ouvimos falar, ainda hoje são uma das opções de CDC mais utilizadas pelo brasileiro, onde a própria loja é a garantidora do financiamento que está concedendo.

Com os bancos e outras instituições financeiras o formato é o mesmo: o banco oferece o crédito para que você realize a compra. Nesse caso, como o cliente do CDC acaba normalmente sendo também um correntista, muitas vezes o banco garante um limite de crédito sem burocracia ao cliente, de acordo com a movimentação financeira dele, histórico de pagamentos, etc. Isso é também conhecido como “Crédito Pré-aprovado”.

Ainda falando de bancos e outras situações, o boleto parcelado pode ser uma saída para compras a prazo, caso

Vantagens e desvantagens do CDC

Como principais vantagens, estão certamente a facilidade de contratação e a rapidez com que o você tem acesso ao dinheiro. Como todas instituições fornecedoras de crédito, como as que já vimos acima, claro que será necessário que sejam feitas análises prévias, como garantia de que elas poderão assegurar esse crédito da melhor forma possível. Ainda assim, em comparação a outros serviços, a praticidade é valiosa. Por último esta possibilidade de escolher número de parcelas, além de antecipá-las.

Não esqueça que estamos falando de um financiamento. A instituição escolhida está lhe dando crédito para que você faça uma compra que não poderia ou preferiria não a fazer à vista naquele momento. Logo, juros e taxas são sempre acrescidos dessas operações. Como desvantagens, podemos pontuar que quanto maior o valor e o número de parcelas do seus CDC, maiores serão essas taxas e juros. Outra desvantagem é que a depender de seu histórico financeiro, as análises prévias podem não permitir que consiga o crédito pretendido.

Tipos de CDC

O Crédito Parcelado é uma das duas formas mais conhecidas de Crédito Direto ao Consumidor. Ele é geralmente contratado por um tempo específico pelo cliente. O crédito parcelado é muito utilizado nos crediários e nos bancos, quando o comprador pretende adquirir móveis e eletrodomésticos, por exemplo.

A outra modalidade é o Crédito Rotativo, famoso e temido através do cartão de crédito. Conforme já mencionamos acima, o CDC exige análise para o crédito possível de ser oferecido e com o rotativo é preciso um cuidado todo especial na hora de utilizá-los. Nessa modalidade, o crédito lhe é ofertado mensalmente e por tempo indeterminado, até que o seu limite seja atingido. Faturas de pagamento são emitidas todos os meses, para que ao menos um “pagamento mínimo” seja realizado. Dessa forma, sem um bom planejamento fica mais fácil acumular dívidas.  

Boleto Parcelado

Por fim, uma outra forma de facilitar suas compras a prazo são os boletos parcelados, que possuem três características distintas e merecem um destaque especial por aqui. A Lendico pode lhe ajudar em qualquer uma das três necessidades, então vamos te contar aqui de forma resumida, mas preparamos conteúdos exclusivos que detalham o funcionamento e como contratar:

Boleto Parcelado – Clientes

Ao comprar em uma de nossas lojas parceiras, você tem a opção de selecionar a opção Boleto Parcelado Lendico, quando estiver na etapa de pagamento, durante o Checkout da Loja Virtual. Você será direcionado para a plataforma da Lendico, finaliza seu cadastro e pronto. É tudo muito rápido.

Boleto Parcelado – Varejista

Você pode oferecer ao seu cliente a possibilidade de não comprometer o limite do cartão de crédito, ao oferecer a ele nossa opção de Boleto Parcelado. Como estamos integrados com as maiores plataformas de e-commerce do Brasil, a integração é fácil e segura, tanto para lojas virtuais quanto para as físicas.

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *