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Crediário próprio: o que é?

22 de fevereiro de 2021

4 minutos de leitura

por Lendico

Compras parceladas fazem parte da vida de vendedores e compradores há muito tempo, e certamente o crediário é uma das opções mais conhecidas.

O crediário próprio é uma das três categorias deste modelo de venda, e oferece ao cliente a possibilidade de compra em um modelo de financiamento aberto, com parcelas fixas acrescidas de juros, onde ele sai da loja sabendo exatamente quanto irá pagar em cada parcela e quando irá terminar. O crediário próprio permite que o vendedor aumente o ticket médio de sua loja, além de possibilitar que o cliente compre mais e seja fidelizado. Afinal, com o crediário próprio as informações do cliente ficam com a loja e esse vínculo pode ser uma ferramenta importante para vendas futuras.  

Como oferecer crediário próprio?

Para que o crediário próprio seja uma realidade para o lojista, é preciso entender a mecânica por trás da operação. O vendedor está abdicando de uma empresa que possa gerir o crediário em seu nome, em troca de assegurar mais flexibilidade e melhores condições aos clientes. Com isso em mente, o varejista pode buscar as etapas de construção do crediário próprio e garantir a segurança para ele e para os compradores.

O que é preciso para oferecer o crediário?

A princípio separamos os principais pontos que o varejista precisa considerar ao oferecer crediário próprio:

Sistema de Análise de Crédito

O lojista busca sempre a menor inadimplência possível. Isso não apenas faz parte da sobrevivência do seu negócio, mas também evita o desgaste na relação com o cliente.

Um bom sistema de crédito reúne informações da vida financeira do consumidor e traz de forma rápida e segura a possibilidade ou não de oferecer o crediário a ele, baseado em seu histórico de pagamentos do passado. No início, o varejista pode se utilizar apenas de ferramentas como SCPC e Serasa, mas com o passar do tempo e um cadastro atualizado e consistente de clientes, esse banco de dados pode ser tão valioso quanto as demais ferramentas.

Gestão de inadimplência

Essa é a principal razão pela qual o varejista deixa de oferecer o crediário. Pois, a inadimplência pode assombrar a vida do comércio e por isso o item acima é tão importante. Uma análise de crédito eficiente permite que o vendedor estude o histórico financeiro do consumidor e tente minimizar as chances de inadimplência.

Criar uma relação próxima com os clientes também é importante. Assim é possível se mostrar parceiro e disposto a ajudar a resolver o problema e não apenas cobrar e afastar ainda mais o cliente que já está com dificuldades.

Gestão de Cobranças

Uma coisa que o mercado vem compreendendo cada vez mais, é que uma boa relação entre o varejista e sua base consumidora é fundamental para que ele entenda que pode negociar uma dívida, caso ela seja contraída. Afastar esse cliente é garantir que a pendência financeira permaneça e, ainda que quitada, novas compras não serão efetivadas.

Essa relação de parceria também faz parte de um bom sistema de gestão de cobranças, porque permite maior abertura para lembrar os compradores das parcelas em abertas, utilizando sistemas automáticos de cobrança, por exemplo. E-mails de lembrança e ligações antes do vencimento podem ser tão ou mais úteis do que aquelas que acontecem depois que o cliente se tornou inadimplente.

Quais as diferenças entre os crediários?

Falamos aqui sobre o crediário próprio, mas existem ainda outras formas que os empresários procuram na hora de oferecer o financiamento aberto:

Crediário Garantido

Esse é o modelo em que o varejista opta por uma empresa especializada em administrar compras por crediário. Essas empresas garantem a concessão do crédito em caso de inadimplência, além de as análises e cobranças também serem realizadas por eles.

Crediário Financiado

O crediário financiado é a utilização de capital de uma instituição financeira pelo lojista, reduzindo os riscos que ele poderia ter no caso de oferecer crédito por conta própria. Bem como, os juros e taxas acrescidos às parcelas do carnê ficam todos com a financeira.

Sendo assim, ambos os crediários permitem ao lojista menor preocupação com processo que envolve oferecer crediário. Dessa forma, a grande diferença para o crediário próprio está na possibilidade de você concentrar uma base sólida de clientes e tornar isso uma ferramenta importante de inteligência de mercado. Além disso, com o carnê sendo oferecido pela própria loja, você aumenta as chances de retorno e por sua vez a oportunidade de novas vendas.

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