Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

O que fazer com o consignado em caso de demissão?

08 de setembro de 2017

2 minutos de leitura

por Lendico

consignado.jpg

Quando você tem um empréstimo consignado e pede demissão ou é mandado embora, o crédito ainda precisa ser pago e é possível que você precise fazer uma renegociação com o banco. Mas vamos explicar melhor como isso funciona.

Empréstimo consignado em caso de demissão

Em geral o empréstimo consignado é uma boa opção para quem é funcionário público ou trabalha com carteira assinada em uma empresa com convênio com um banco. Ele é um tipo de crédito mais barato, justamente porque suas parcelas são debitadas diretamente do salário do consumidor.

Quando o cliente que tem um crédito consignado é demitido ou pede demissão, ele precisa buscar a instituição financeira para quitar o restante das parcelas daquele empréstimo. Isso pode ser feito diante de uma renegociação, que poderá acarretar juros mais altos, pois não será mais um empréstimo consignado, ou por meio do pagamento da quantia faltante.

É importante observar, principalmente se estiver mudando de emprego duas opções para a renegociação: tomar um novo crédito, até mesmo em outra instituição que lhe ofereça juros mais baixos; ou verificar se sua nova empresa possui convênio com algum banco para solicitar um novo consignado.

Lembre-se, é muito provável que tomar um outro empréstimo com juros mais baixos seja a maneira mais barata de quitar aquele consignado que perdeu a característica da consignação.

Desconto do empréstimo consignado na rescisão do contrato de trabalho

Infelizmente ainda é comum que as pessoas assim um contrato sem ler. O que passa assim muitas vezes desapercebido no caso do empréstimo consignado é que o contrato autoriza que o banco desconte até 30% do valor da rescisão para quitar parte do crédito.
Isso significa que se você tem R$ 15 mil para receber pela rescisão do trabalho, a empresa poderá descontar até R$ 5 mil para pagar parte do empréstimo que você tem com o banco conveniado.
Se o consumidor assinou o contrato com esta cláusula, não há o que fazer. Por isso é muito importante sempre ler o contrato antes de assinar.
Vale destacar ainda, que mesmo que a empresa tenha descontado até 30% de sua rescisão para o pagamento do empréstimo, ainda poderá haver dívida, dependendo de quanto há a receber e do valor pendente da dívida.

Como fica o empréstimo se a empresa faliu?

Quando uma empresa declara falência e o funcionário tem um empréstimo consignado, a dívida não deixa de existir. Caso a empresa não pague o dinheiro devido da rescisão, será necessário buscar um advogado trabalhista.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *