Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Educação financeira: como se livrar das dívidas

15 de dezembro de 2016

6 minutos de leitura

por Lendico

Na última quarta-feira, 14 de dezembro, fizemos na Lendico mais uma transmissão ao vivo pelo Facebook. Desta vez nosso tema foi “Educação Financeira: como se livrar das dívidas“. Nossa convidada foi a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat.

Como se livrar das dívidas?

O tema chega pensando que muita gente já está recebendo ou receberá nos próximos dias a segunda parcela do 13º salário. Assim, quem está com dívidas fica em dúvida sobre como usar o dinheiro de forma que não deixe sua situação financeira mais complicada.

Vamos tirar as dúvidas? Abaixo você vê as principais perguntas respondidas por Fernanda durante nosso Facebook Live.

Qual o perfil do inadimplente no Brasil?

A inadimplência bateu recorde no país neste ano, mas não existe muita mudança no perfil. A região sudeste e a nordeste são as que mais agrupam endividados. Atualmente também vemos mais jovens, de 18 a 25 anos começando a ficar endividados. Isso acontece porque é comum se atrelar o consumo à inclusão.

Quais fatores levaram as pessoas a deverem mais?

A inflação, a perda de poder aquisitivo com a renda faz a inadimplência crescer. O desemprego é outro fator que levou ao crescimento dos índices de inadimplência.

Vale a pena pegar um empréstimo para troca de dívida?

Limpar o nome não é o final do ciclo. Não adianta limpar seu nome e ficar inadimplente de novo. É preciso sentar e fazer as contas para saber se você tem capacidade de pagar as parcelas de um empréstimo para troca de dívida, por exemplo.

Portanto, é preciso que você saiba quanto de dinheiro entra em sua casa, quando sai e quanto sobra. Com isso você descobre quanto você tem de espaço para pagar a parcela de uma dívida, por exemplo, e assim poderá renegociar os valores da mesma ou pegar um empréstimo que permita pagá-la.

Juros são o custo do dinheiro. Buscar um custo mais baixo é sim uma melhor opção.

Mas e se eu não entendo de juros?

Neste caso é preciso que você procure amigos ou familiares, por exemplo, que possam lhe ajudar com as contas. Veja quem no seu círculo de amizade tem facilidade com as questões financeiras e peça auxílio.

Quem está negativado deve usar o 13º salário pagar as dívidas ou deixar para pagar as contas de início de ano?

É preciso analisar que tipo de conta você tem e qual a capacidade que você tem de parcelas as contas de início de ano e pagar usando seu salário. Se você consegue parcelar as contas que virão, vale negociar sua dívida atual e verificar se é possível quitar à vista usando o 13º salário.

Que deslizes que as pessoas cometem que as levam à inadimplência?

“Educação financeira é como dieta. Você sabe o que pode fazer, você sabe o que não pode comer”.

Ao entrar em um shopping, site ou qualquer loja, muita gente vê uma promoção e acha que não pode “perder a oportunidade”. As compras por impulsividade são um dos principais fatores que levam ao pesadelo da dívida.

Quando você vê um produto em uma loja e gostaria de comprá-lo, veja-o na loja, volte pra casa, pense, reflita e só depois compre.

Emprestar o nome também é outra coisa que não se deve fazer. É muito comum se ver pessoas que acabam negativadas porque pediram um empréstimo ou fizeram uma dívida a pedido de outra pessoa e este terceiro deixou de pagar o valor, causando a inadimplência de quem cedeu o nome.

Como fazer um cronograma de prioridades de contas de pagar

  • Em primeiro lugar pague os serviços básicos, aquilo que influencia a qualidade de vida de sua família. Aí estão as contas de luz, água, etc.
  • Em segundo lugar, opte por pagar as contas com juros altos. Isso porque se você ficar devendo, entrará em uma bola de neve. Neste caso, pode optar por exemplo por um empréstimo para conseguir minimizar os juros e negociar o pagamento.

Como sair do rotativo do cartão ou do cheque especial?

Se recorrentemente você está no cheque especial ou no rotativo do cartão, deve ficar alerta, porque está gastando mais do que pode. É preciso ficar muito atento e reavaliar suas contas, pois os juros destas modalidades de crédito são muito altos.

É importante também dividir o problema com sua família, com as pessoas que vivem na casa. Pois desta forma é possível fazer um corte em conjunto sem fazer com que a qualidade de vida da família tenha uma grande queda. Isso ajuda na educação financeira da família.

Como começar o próximo ano bem economicamente?

Se você quer saber como se livrar das dívidas, aqui vão algumas informações importantes. Dê prioridade para quitar suas dívidas antes de o ano acabar. Além disso, reveja as dicas que demos aqui:

  • Para se livrar das dívidas, tenha cuidado com as compras por impulso;
  • Divida os problemas com a família;
  • Veja o que te fez ficar inadimplente em 2016 para evitar isso no próximo ano;
  • Se o cartão de crédito lhe causa problemas financeiros, busque ter só um, ou deixá-lo em casa;
  • Use o acervo da Serasa com dicas de educação financeira;
  • Procure ajuda das pessoas de seu círculo de amizade que possam lhe ajudar a fazer as contas para não se perder com os juros.

Existe dívida saudável?

Nem sempre é pagar tudo à vista e boa parte das dívidas partem de uma iniciativa saudável. Há quem quis comprar uma casa, um carro, começar um negócio, etc. O que se precisa ter cuidado é com a administração das contas que você tem para pagar e suas possibilidades na hora de gastar.

Quanto demora pra uma instituição negativar alguém que está devendo?

Não existe uma regra de mercado para que um banco ou uma instituição envie o nome do consumidor para a Serasa pela falta de pagamento. Isso depende da régua de cobrança do credor.

Além disso, antes disso esta instituição enviará avisos ao consumidor de que o nome dele poderá ser negativado. Para se livrar das dívidas e evitar que o nome seja negativado, você deverá fazer o contato e fazer uma renegociação do valor que deve.

“Como economizar dinheiro com tudo tão caro?”

Neste caso é necessário fazer substituições nos seus gastos. Pode-se, por exemplo, fazer substituição de marcas, de tipo de alimentos que compra, etc. Além disso, em alguns casos é necessário ir atrás de uma renda extra, o que pode ser gerado fazendo algo que você gosta muito, por exemplo.

Para se livrar das dívidas eventualmente será necessário fazer cortes e se readaptar.

Dicas para quem está devendo dinheiro ou está negativado

  • Saiba quais são as dívidas que você tem e para quem você deve. Isso é possível verificar pelo site da SerasaConsumidor.
  • Faça seu orçamento doméstico para saber o quanto você tem de espaço para pagar sua dívida.
  • Dívida afeta saúde. Compartilhar o problema com sua família irá ajudá-lo a lidar com isso.
  • Na hora de renegociar uma dívida, leve todas suas informações e cálculos com você. E se necessário, leve alguém que possa lhe ajudar com os cálculos.
  • E principalmente: não tenha vergonha de negociar suas dívidas.
  • Se fizer um compromisso de renegociação de dívida, você terá que cumpri-lo. Fique atento a isso.

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *