Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Como funciona o Cadastro Positivo

09 de julho de 2019

1 minuto de leitura

por Lendico

Cadastro-Positivo.jpg

O Cadastro Positivo é um registro dos clientes que são reconhecidos como bons pagadores, diferente das famosas listas dos birôs de crédito que funcionam como um cadastro de devedores. Ele existe no Brasil desde 2011, mas foi aprovada pelo Congresso uma lei que faz com que todo cidadão entre automaticamente nesta lista.

Como funciona o Cadastro Positivo

A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República. Agora, é possível que as instituições financeiras ofereçam opções de crédito mais justas e mais condizentes com o histórico financeiro do consumidor. Isso porque a lei prevê o fornecimento de dados de bancos, administradores de consórcio, prestadores de serviços de água, eletricidade, esgoto, telecomunicações e gás, além de outras instituições que sejam autorizadas a funcionar pelo Banco do Brasil.

Com a nova condição do Cadastro Positivo será possível que as instituições acessem uma nota, uma pontuação que mostra se aquele consumidor é ou não um bom pagador. Antes só era possível saber se ele havia sido negativado por atrasar contas.

Além disso, o consumidor tem a liberdade de pedir que seus dados sejam retirados do Cadastro Positivo, se assim desejar, mas com isso perderá as vantagens referentes às facilidades de crédito.

A Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), fez um vídeo explicando porque as fintechs como a Lendico, membros da associação, são a favor da aprovação desta nova lei:

Nós também criamos um infográfico para lhe ajudar a entender os principais benefícios de contar com o Cadastro Positivo:

E aí, também acha que o Cadastro Positivo pode trazer muitos benefícios para você na hora de conseguir crédito?

Tem dúvidas? Deixe suas perguntas nos comentários.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *