Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Como conseguir empréstimo para empresa?

24 de abril de 2021

8 minutos de leitura

por Lendico

Empréstimo para empresa

Modalidades de empréstimo para empresa são uma condição bastante natural na rotina das empresas.

A questão principal é que, às vezes, a quantidade e finalidade de cada uma dessas opções pode confundir. Existe uma variedade grande de tipos de empréstimos destinados a empresas de diferentes portes, para diferentes situações.

Crédito de curto, médio ou longo prazo, emergencial, rápido, para expansão, para financiamento de algo específico, com ou sem garantias, enfim. Tudo isso vai determinar a taxa de juros e o tempo de contrato para quitação do empréstimo.

Dito isso, como sempre falamos por aqui, que tal parar e fazer um bom planejamento antes de tomar uma decisão?

Como funciona e o que é preciso para liberar um empréstimo para empresa?

Assim como quando falamos de empréstimos para pessoas físicas, instituições financeiras precisam de garantia e segurança ao oferecer crédito para empresas. Nesses casos, essas garantias estão normalmente relacionadas ao tempo de faturamento e funcionamento da empresa no mercado. Determinadas linhas de crédito exigem que a empresa esteja operando e tenha faturamento necessário que permita o pagamento das parcelas. Nesses casos, estamos falando de empresas que solicitam empréstimos para manter a operação, para reformas ou alguma forma de expansão.

Quando o objetivo do empréstimo é começar um negócio, algumas modalidades serão negadas ou oferecerão crédito abaixo do necessário, justamente por essa falta de garantias de que a empresa é capaz de prosperar e honrar seus compromissos. O mesmo acontece não apenas com o tempo da empresa em si, mas também com o seu tempo de relacionamento com o banco onde ela vinculou sua conta corporativa.

Em situações como essa, onde o objetivo do crédito é ajudar a dar o primeiro passo da empresa, a melhor forma é a de procurar linhas de crédito de fomento ao desenvolvimento da indústria e do comércio. Aqui estamos falando de instituições como BNDES, Sebrae e Caixa Econômica Federal. Mesmo assim, é importante que você atenda requisitos como um plano de negócio concreto e completo de informações que ajudem as instituições a comprarem a sua ideia.

Quais são as linhas de crédito disponíveis

Já falamos sobre a grande variedade de opções de se conseguir crédito para empresas, então vamos falar um pouco sobre algumas delas:

Cooperativas de Crédito

As cooperativas de crédito são muito parecidas com instituições financeiras tradicionais, porque oferecem praticamente os mesmos produtos, como financiamentos e capital de giro. A diferença aqui é que por não haver fins lucrativos, as cooperativas possuem algumas isenções tributárias, o que pode garantir melhores taxas de juros. O objetivo das cooperativas é estimular a economia através do desenvolvimento da indústria e do comércio.

Financiamento Coletivo

Uma modalidade ainda pouco conhecida, mas que aos poucos ganha espaço no mercado brasileiro são os financiamentos coletivos. Você com certeza viu financiamentos coletivos para ajudar ou apoiar determinadas causas ou incentivar projetos culturais, certo? O financiamento coletivo empresarial funciona da mesma maneira.

Você acessa plataformas online para esse tipo de financiamento e faz o cadastro do seu projeto, seja para lançamento do seu negócio ou para reestruturação e expansão. Basicamente, você monta um plano de negócios detalhados e o inscreve na plataforma. Se for aceito, você pode financiar parte da sua necessidade ou até a totalidade do projeto, caso aceite a negociação de pagamento.

Investidores Anjo

Se você tem uma excelente ideia para lançamento de uma marca ou ainda para reposicionamento e expansão de um negócio já existente, investidores anjo também podem ser uma saída interessante, caso você veja problema em ter um ou mais sócios.

Os investidores anjo são pessoas preparadas a investir valores consideráveis em empresas que possuem potencial de expansão e rentabilidade. Para esses investidores, o projeto e o plano de negócio precisam ser eficientes em demonstrar as perspectivas para o futuro da empresa. Eles geralmente ficam com uma parte da empresa em troca do investimento, mas em muitos casos o investimento financeiro acaba não sendo o único benefício. Investidores anjo costumam vir com conhecimento, equipe e direcionamentos importantes para a competitividade no mercado.

Aqui falamos um pouco sobre 3 importantes modalidades de crédito para empresas de diferentes portes, mas existem muitas outras. Algumas mais básicas e conhecidas, outras que demandam um pouco mais de planejamento do empresário. Para conhecer outras opções e entender suas características, que tal finalizar esse artigo e então conhecer mais sobre linha de crédito para MEI e PE?

Como definir se preciso de um empréstimo para minha empresa?

Nada nunca vai superar a necessidade de um planejamento financeiro. Não importa o porte da sua empresa, você deve ter desenvolvido um bom plano de negócio quando começou, certo? Então, porque não fazer o mesmo com as finanças deste empreendimento?

Em que situação se encontra o seu fluxo de caixa nesse momento? Sua necessidade é capital de giro rápido? Seus planos são a contratação de novas pessoas, construção civil para abrigar uma nova seção, ou você precisa apenas antecipar vendas a prazo para pagar novos fornecedores?

Essas perguntas são apenas algumas que você precisa ter em mente antes de decidir. Você pode ter a certeza que precisa de crédito, mas qual opção? Isso vai determinar as taxas que pagará e o prazo que terá. Sem listar todos os prós e contras e planejar, você geralmente acaba tomando decisões de emergência que podem prejudicar a saúde financeira da sua empresa.

Por último, uma empresa constituída corretamente e com CNPJ livre de restrições é essencial para que o crédito seja aprovado nas condições e valores que você deseja. Do contrário, você fica mais restrito às condições da instituição financeira.

Onde pedir empréstimo para empresa?

Você certamente costuma ligar linhas de crédito de empresas a bancos tradicionais. Eles continuam oferecendo modalidades de empréstimos que contribuem para o desenvolvimento de negócios no Brasil, mas não esqueça que existem opções variadas, dependendo sempre da necessidade. Como já falamos, BNDES e Sebrae são ferramentas valiosas na hora de considerar linhas de crédito. Mesmo que ambas costumem liberar crédito por intermédio de outras instituições financeiras, a solicitação e apresentação de requisitos deve partir deles.

Outra opção são as fintechs que vem ocupando um espaço importante na economia brasileira, principalmente pela concessão de empréstimos menos burocráticos, online e seguros.

Lembre-se que tudo depende sempre da sua necessidade. Conhecer as modalidades de crédito, suas características, taxas e prazos é importante antes de tomar uma decisão. A partir daí você pode procurar as instituições financeiras que já possua um relacionamento e se informar a respeito das suas opções. Ainda assim, vale sempre consultar outras instituições e garantir que elas não possam oferecer uma negociação melhor.

Faça sempre simulações dos empréstimos pretendidos e fique atento ao CET (Custo Efetivo Total)

Quais as vantagens e desvantagens?

Vantagens e desvantagens estarão sempre relacionadas com o objetivo do empréstimo e qual opção você escolheu para conquistar esse objetivo.

Estar alienada a uma instituição financeira através de um contrato de empréstimo é uma desvantagem, mas que pode ser reduzida se você planejou corretamente.

Da mesma forma, um empréstimo pode ser um estímulo para manter suas portas abertas e superar um momento difícil.

Existem casos onde a empresa possui investimento sem liquidez, onde se perderia muito capital movimentando esses investimentos. Com no caso de a empresa ou o empresário possuir um imóvel ou veículos. Esses bens podem ser vendidos para levantar o crédito necessário. Mas ao mesmo tempo pode ser garantia de um empréstimo, por exemplo.

Talvez não exista desvantagem maior que o risco do empréstimo não sanar as necessidades da empresa e então a dívida se tornar uma bola de neve. Esse é um risco que qualquer empresa corre, é claro, mas conhecer a fundo o tipo de empréstimo que será tomado e a realidade do seu negócio, pode com certeza diminuir os riscos.

Empréstimo pessoal pode ser uma alternativa

Ainda que linhas de crédito para empresas tenham o único objetivo de incentivar mais negócios a manterem suas portas abertas e expandirem. Podem ter situações onde suas solicitações não passam na aprovação. Dependendo dos requisitos que já comentamos acima.

Quando o você precisa de crédito para o seu negócio, mas a empresa não está apta ao empréstimo, saiba que você pode recorrer a modalidades conhecidas entre pessoas físicas, como os empréstimos pessoais.

Para te ajudarmos um pouco mais com esse assunto, temos um conteúdo específico onde falamos sobre como funciona o crédito pessoal e o crédito para empresas, assim você aprende mais sobre as suas opções e faz uma simulação de valor, prazo e taxa de juros para contratar um empréstimo.

Por fim, ficou com mais alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Cadastre-se na nossa newsletter:

Email:
Nome:

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *