Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Cheque sem fundo: Brasil tem recorde em outubro

24 de novembro de 2016

2 minutos de leitura

por Lendico

Cheque-sem-fundo.jpg

Já passou cheque sem fundo? Se a resposta foi sim, você já deve saber a dor de cabeça que isso pode gerar, não é mesmo? Pois em outubro as devoluções de cheques por falta de fundos chegaram a 2,5% do total de compensados no mês. Os dados são o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.

O nível foi o mais elevado para um mês de outubro e o terceiro maior desde que o índice começou a ser medido há 25 anos. Ele ficou abaixo somente do registrado em março deste ano (2,66%) e do de novembro de 2015 (2,61%). Ao todo foram 1.204.402 cheques sem fundos de um total de 47,802.370 documentos compensados.

Quais as consequências do cheque sem fundo?

Se você emitir um cheque sem fundo entrará para o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF), o que pode acontecer em três situações:

  • Quando um cheque sem fundo é apresentado pela segunda vez;
  • Quando a conta-corrente do emissor do que cheque for encerrada;
  • Quando a instituição bancária paga o cheque, mesmo sem fundos (prática espúria).

Quem inclui o nome do cliente no CCF são os bancos e é necessário que seja enviado um comunicado por escrito para o correntista.

Como saber se meu nome está cadastrado no CCF?

Para saber se você foi parar no CCF por conta de um cheque sem fundo ou uma das outras situações apresentadas, você deverá ir pessoalmente a um dos endereços do Banco Central. Será necessário levar um documento de identidade com o número do CPF.

Além disso, é possível conseguir esta informação nas instituições financeiras que não poderão cobrar por isso.

Como excluir o nome do CCF?

Se você passou um cheque sem fundo e seu nome foi incluído no Cadastro, será necessário solicitar a exclusão diretamente no banco que fez a inclusão. Para isso será necessário provar para a instituição que o pagamento do cheque que deu origem a ocorrência foi realizado.

Depois de fazer o pedido é importante que você guarde a carta de solicitação até que o processo seja concluído. Depois da comprovação do pagamento a instituição terá cinco dias úteis para fazê-la.

Caso a agência não aceite o pedido de exclusão do CCF, ela deverá comunicar esta decisão formalmente para o correntista. Além disso, deverá esclarecer neste momento o que pode ser feito para que o pedido seja excluído.

Se o correntista não estiver de acordo, poderá então recorrer ao Banco Central para registrar uma reclamação, o que deve ser feito por meio da ouvidoria.

O que acontece se eu não pagar o cheque sem fundo?

Caso o emissor não tenha condições de efetuar o pagamento ou simplesmente não o faça, seu nome ficará restrito por cinco anos e durante este período você não poderá emitir novos cheques nem solicitar um novo talão. Além disso, seu nome será incluído nas listas do SPC e Serasa.

Empréstimo

O empréstimo é uma solução se você é um bom pagador, mas acabou se atrapalhando com as contas e passando um cheque sem fundo. Você pode optar por contratar um crédito pessoal para cobrir o valor da dívida e assim resolver o problema sem ficar com o nome sujo.

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *