Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Atenção! A Lendico Brasil não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

6 a cada 10 brasileiros não cuidam das finanças

29 de março de 2018

1 minuto de leitura

por Lendico

brasiliero-nao-economiza.jpg

Você sabe exatamente o quanto você ganha e como gasta o seu dinheiro? Ou está no grupo daqueles que vêm o dinheiro desaparecer antes do final do mês e não sabe o porquê?

Se a sua resposta foi afirmativa para a segunda pergunta, você está junto com a maioria dos brasileiros que não cuidam das finanças. E isso não é bom!

Uma pesquisa desenvolvida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em conjunto com a Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) em todas as capitais mostrou que 58% de nossa população não controla a própria vida financeira.

E o pior, 17% admite recorrer para modalidades de crédito caras, como o cheque especial e o cartão de crédito, para fechar o mês. Entre os jovens, esse número é de 24%. o Henrique Lian, gerente executivo da Proteste, nos falou sobre como fazer isso é perigoso.

Dados Negativos

Apesar de não se planejar, o brasileiro admite que se sente mais satisfeito quando tem uma vida financeira equilibrada (56%). Some isso ao fato de apenas 31% buscar dicas sobre gestão financeira (se você está no nosso blog, já faz parte deste grupo).

Outro dado preocupante é que somente um terço das pessoas avalia se realmente precisa fazer uma compra e 55% não resiste em comprar aquilo que não precisa. Falamos sobre como isso é impostante neste post que te ensina como ser mão-de-vaca é benéfico para as suas finanças. 

Apesar do comportamento negativo, os brasileiros sabem da importância de de guardar dinheiro (81%). Mas 77% admitem que nunca se comportam assim.

Investimentos

De acordo com a pesquisa, o brasileiro também não se sente capaz de investir. 38% confiam na própria capacidade de identificar bons investimentos e 22% reconhecem não saber quais são os investimentos com melhora taxa de retorno. Como consequência, 51% não sabe o quanto precisa guardar todo mês.

A consultora financeira Júlia Mendonça nos deu dicas sobre os primeiros passos em investimentos. Confira:

Se identificou? A gente sabe que é complicado, mas hoje há muito mais informação disponível para que possamos não fazer parte da maioria dos brasileiros que não cuidam das finanças.

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *