Você sabe exatamente o quanto você ganha e como gasta o seu dinheiro? Ou está no grupo daqueles que vêm o dinheiro desaparecer antes do final do mês e não sabe o porquê?
Se a sua resposta foi afirmativa para a segunda pergunta, você está junto com a maioria dos brasileiros que não cuidam das finanças. E isso não é bom!
Uma pesquisa desenvolvida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em conjunto com a Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) em todas as capitais mostrou que 58% de nossa população não controla a própria vida financeira.
E o pior, 17% admite recorrer para modalidades de crédito caras, como o cheque especial e o cartão de crédito, para fechar o mês. Entre os jovens, esse número é de 24%. o Henrique Lian, gerente executivo da Proteste, nos falou sobre como fazer isso é perigoso.
Dados Negativos
Apesar de não se planejar, o brasileiro admite que se sente mais satisfeito quando tem uma vida financeira equilibrada (56%). Some isso ao fato de apenas 31% buscar dicas sobre gestão financeira (se você está no nosso blog, já faz parte deste grupo).
Outro dado preocupante é que somente um terço das pessoas avalia se realmente precisa fazer uma compra e 55% não resiste em comprar aquilo que não precisa. Falamos sobre como isso é impostante neste post que te ensina como ser mão-de-vaca é benéfico para as suas finanças.
Apesar do comportamento negativo, os brasileiros sabem da importância de de guardar dinheiro (81%). Mas 77% admitem que nunca se comportam assim.
Investimentos
De acordo com a pesquisa, o brasileiro também não se sente capaz de investir. 38% confiam na própria capacidade de identificar bons investimentos e 22% reconhecem não saber quais são os investimentos com melhora taxa de retorno. Como consequência, 51% não sabe o quanto precisa guardar todo mês.
A consultora financeira Júlia Mendonça nos deu dicas sobre os primeiros passos em investimentos. Confira:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=VyE1Ph7WImU]
Se identificou? A gente sabe que é complicado, mas hoje há muito mais informação disponível para que possamos não fazer parte da maioria dos brasileiros que não cuidam das finanças.
Deixe uma resposta
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *