Quando você toma um crédito, seja em banco ou outra instituição financeira, será necessário que assine um contrato. Nele há informações sobre o que acontece quando ocorre o atraso do pagamento do empréstimo.
É muito importante ler o documento e saber o que ocorre nestes casos. Do mesmo modo, é importante saber que taxa de juro está pagando e fazer as contas para saber se aquele empréstimo cabe no seu orçamento.
O que acontece se eu atrasar o pagamento do empréstimo?
Se você ainda não assinou um contrato de empréstimo mas quer conhecer os riscos possíveis em caso de atraso do pagamento, é importante ter em mente que existem diferentes tipos de crédito disponíveis. Em um empréstimo com garantia por exemplo, é possível que o bem seja tomado, pois foi dado como garantia. Já outros tipos de crédito podem gerar a negativação do CPF em órgãos como Serasa e SCPC.
Há também alguns contratos de financiamento em que os bancos oferecem descontos para clientes que pagam sempre as parcelas em dia. Neste caso, o prejuízo pode se dar na perda deste desconto.
Além disso, no caso de um financiamento imobiliário (com alienação fiduciária), se o cliente atrasar mais de três parcelas, poderá ter o imóvel retomado pelo banco.
Não consigo pagar e agora?
Já fez o empréstimo ou financiamento, mas já viu que não conseguirá pagar as prestações em dia? Neste caso é preciso repensar e descobrir quais são as opções disponíveis. Em alguns casos é possível tentar o renegociamento da dívida, mas em outros, como nos financiamentos de bens, talvez a venda do bem seja a melhor opção.
Como sempre dizemos aqui na Lendico, manter sua saúde financeira é muito importante. Antes de tomar qualquer tipo de crédito e assumir uma dívida, conheça suas condições financeiras.
Aproveitamos para lembrar que você pode estar acabando com sua vida financeira com pequenas atitudes diárias. Lembre-se de que o controle de suas finanças é fundamental para que possa atingir seus objetivos a médio e longo prazo.
Sobrou dinheiro, vale a pena antecipar parcelas?
Agora, se você está com as finanças muito bem organizadas e percebeu que sobrou dinheiro suficiente para antecipar as parcelas, faça as contas. Peça que a instituição faça o cálculo do desconto gerado com a antecipação e verifique se considera favorável.
Confira: 7 canais no YouTube para quem quer saber de finanças
Deixe uma resposta
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *